Menu
Digite pelo menos 2 caracteres!
O vereador José Maria Lemos Jr. (DEM) cobrou a reativação dos antigos espaços Multiuso na reunião ordinária do último dia 18. Ele visitou todos os prédios e apresentou a situação precária das instalações e a falta de utilização dos espaços, com exceção do situado no bairro Abolição.
Para falar da falta de atendimento às crianças e adolescentes que antes participavam dos espaços Multiusos, o vereador percorreu as onze unidades. Segundo ele, a grande maioria dos espaços está fechada e os poucos abertos estão subutilizados. O vereador mostrou que vários prédios estão abandonados, com portas danificadas, janelas com vidros quebrados e pichações, como os centros de convivência dos bairros Santa Luzia, Dona Beja, Santa Terezinha, Padre Alaor, Bom Jesus e Pão de Açúcar que estão fechados. Segundo ele, o espaço do bairro Santo Antônio está aberto, mas vem sendo utilizado apenas por voluntários. Ele acrescenta que no Leblon está funcionando o programa ProJovem Adolescente no salão, mas existe um grande espaço ao ar livre que está desocupado, cujo muro vem sendo escalado pelos menores.
De acordo com Juninho, as unidades são patrimônio público e deveriam voltar a oferecer atividades para as comunidades do entorno, como esportivas, artísticas, de computação e assistência jurídica, social e de saúde. Como exemplo, ele citou a única unidade que está funcionando bem, a do bairro Abolição, que apesar de não contar mais com o projeto Multiuso hoje abriga o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) que presta vários atendimentos, como os citados, além de realizar um importante trabalho de orientação às famílias em situação de risco.
Juninho enviou requerimento ao prefeito Jeová Moreira da Costa para que seja feita uma reforma geral em todas as unidades. Vários vereadores apartearam Juninho em relação ao assunto, como Fabiano Santos Cunha que disse ter apresentado imagens semelhantes sobre os espaços no ano passado, quando a prefeitura pediu paciência para a tomada de providências. Segundo ele, é uma situação simples de resolver, mas depende de pessoal. O líder do governo na Câmara, vereador Carlos Alberto Ferreira (Cachoeira), disse que para resolver a questão não basta reformar os prédios, depende também da forma como os espaços serão utilizados. Segundo ele, as secretarias municipais vão se unir para realizarem um trabalho integrado nesses espaços. “Está em estudo e essa situação será resolvida”, afirmou. Juninho ressaltou que antes de utilizar, primeiro é preciso reformar os espaços.