Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Criação da Orquestra Popular de Araxá marca comemorações de 30 anos da FCCB
01/04/2014, às 07:06:48

 

A primeira apresentação da recém criada Orquestra Popular de Araxá (OPA) será para acompanhar o renomado músico Ivan Lins, no palco de Arena do Teatro Municipal de Araxá, às 20h, no próximo dia 7. O esperado evento abre oficialmente as comemorações pelo aniversário de 30 anos da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) em 2014, que é responsável pela área da cultura em Araxá.

“No ano passado, lançamos um desafio para todos os setores e departamentos para que cada um pensasse num evento para enriquecer ainda mais este ano que é muito importante para a fundação. Pelo respeito e carinho com a entidade, para fazer uma coisa grandiosa que pudéssemos compartilhar com a população de Araxá neste aniversário de 30 anos”, destaca a presidente da FCCB, Débora Arantes Francisco. Com o slogan “30 Anos de Cultura, Arte e Tradição”, a série de eventos será aberta pela Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo que cresce a cada ano e na oportunidade dessa comemoração criou a OPA.

“Estamos começando com chave de outro, chegamos à conclusão de que estava na hora de Araxá ter a orquestra popular que consiste nos músicos, professores e alunos da escola prepararem um repertório para ser acompanhado por um grande nome da Música Popular Brasileira (MPB). Vamos fazer o primeiro evento da OPA, montando um repertório para receber o cantor Ivan Lins que virá apenas com o produtor. Ele no piano acompanhado da nossa orquestra”, diz Débora. Segundo ela, o show será dividido em duas etapas, na primeira serão executadas as músicas instrumentais com repertório voltado para a Bossa Nova e, na segunda, Ivan Lins canta acompanhado pela orquestra com regência do maestro Goyo Lima.

A OPA - O diretor da Escola Municipal de Música, maestro Willian Bruno, idealizou a orquestra popular para que possa se apresentar com grandes músicos, formada por 10 professores e os 10 alunos que mais se destacam, dentre eles, um de apenas 11 anos. “A escola sente que a fundação nos ajuda, o que é muito importante neste momento porque temos uma Orquestra Viva e uma Banda Sinfônica que fazem muito sucesso na cidade e a gente também tinha vontade de ter uma orquestra popular para acompanhar grandes cantores. Então, nasceu a proposta da OPA e a gente abraçou esse desafio, porque é uma nova sonoridade e adquirimos novos instrumentos. Hoje, os alunos de flauta têm um naipe completo, flauta baixa, de sol, usadas na OPA e que também vão ser usadas em outras áreas da escola. Então, os alunos estão conhecendo esses instrumentos e os novos timbres”, destaca.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia