Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Corpo de Bombeiros de Araxá oferece curso de guarda-vidas em piscinas
01/04/2014, às 07:42:35

 

O 5º Pelotão de Bombeiros Militar de Araxá, em parceria com o Sest/Senat, irá ministrar o curso Guarda-vidas em Piscina, entre os próximos dias 22 e 26, com duração de 40 horas/aula. A iniciativa é motivada pela necessidade de garantir a segurança e a tranquilidade dos usuários de clubes de lazer em Araxá que realizam atividades de desporto, incluindo as aquáticas.

A presença de profissionais tecnicamente qualificados para atuarem nessa função está prevista no Código Brasileiro de Ocupações (5171-15) e é imprescindível para dar garantia aos usuários de que o local tem as condições mínimas necessárias para lhes atender num caso de urgência e emergência. Além da razoabilidade e coerência dessa medida, a presença de guarda-vidas nos clubes é uma questão de responsabilidade jurídica, inclusive estabelecida pela Lei Municipal 6.417, 11 de junho 2013. De acordo com o artigo 1º, “é obrigatória a permanência de salva vidas qualificados nos clubes, parques aquáticos, sociedades recreativas, que possuem piscinas, lagos, represas ou rios de uso coletivo em suas dependências, durante o período em que as áreas aquáticas estão abertas aos seus associados ou frequentadores, no município de Araxá”.

O artigo 2º da lei municipal estabelece que o salva vidas deve comprovar os seguintes requisitos: ser maior de 18 anos; possuir curso ou treinamento específico para o desempenho da função e condicionamento físico; ter equilíbrio psicológico e gozar de perfeita saúde. Os requisitos básicos para participar do curso são ser maior de idade; comprovar mediante atestado médico legível que está em perfeitas condições de saúde física e mental para realizar exercícios físicos e não possuir doença de pele; dominar os nados crawl e peito. No total, estão sendo abertas 30 vagas para o curso e não há cobrança de taxa de inscrição. Os interessados devem se inscrever na sede do 5º Pelotão de Bombeiros de Araxá até o próximo dia 16.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia