Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Secretaria de Saúde informa como participar do Ver Minas
02/04/2014, às 07:14:10

 

Araxá recebe a caravana do programa Ver Minas do governo de Minas Gerais que tem como objetivo diagnosticar e reduzir os casos de catarata e de outras doenças oculares, a partir do próximo dia 11. Através do programa é possível realizar consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.

O caminhão adaptado para a execução do programa permanecerá no município no estacionamento do Estádio Fausto Alvim entre os próximos dias dias 11 e 16. O público alvo são homens e mulheres acima de 50 anos que precisam desses atendimentos. A caravana deve atender cerca de 800 consultas/dia e realizar 250 cirurgias durante o período em que permanece em Araxá e cidades vizinhas, com três unidades móveis equipadas com consultório oftalmológico, sala para exames e sala cirúrgica.

Para ser atendido é preciso se cadastrar com antecedência na Secretaria Municipal de Saúde ou unidade de saúde mais próxima, levando as cópias do CPF, RG, do Cartão do SUS e um comprovante de residência. As pessoas que fazem uso contínuo de medicamento também precisam levar o xerox da receita médica. A secretaria está realizando esses cadastros das 7h30 às 16h30.

Junto com o Ver Minas, Araxá receberá novamente a carreta para a realização de mamografia também do governo do Estado, para a realização de 50 exames por dia. Essa carreta também ficará no estacionamento do Estádio Fausto Alvim, entre os próximos dias 14 e 17. Para fazer a mamografia, as interessadas  devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou a Secretaria Municipal de Saúde. É imprescindível a apresentação da Carteira de Identidade e do Cartão SUS no dia do atendimento.

O programa - O deputado estadual Bosco em ação junto ao governador Antonio Anastasia e o secretário estadual de Saúde, Alexandre Silveira, conseguiu a inclusão de Araxá e microrregião (Campos Altos, Ibiá, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Santa Juliana e Tapira) no programa Ver Minas. A caravana conta com duas carretas equipadas com consultório oftalmológico e salas para exames e cirurgias. Os médicos oftalmologistas do programa estão aptos para realizarem 17 procedimentos diferentes, dentre eles, a correção cirúrgica do estrabismo, reconstituição parcial de pálpebra, implante secundário de lente intraocular e biomicroscopia de fundo de olho.

Para ter acesso ao atendimento, as pessoas com idade superior a 50 anos devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde e um documento de identidade e passar pela triagem para realizar a consulta e os exames preliminares. Caso seja identificada a necessidade de cirurgia, o paciente é encaminhado no mesmo dia para realizar o procedimento e no final recebe uma bolsa contendo um óculos para proteção, o medicamento necessário (colírio), receita e orientações quanto aos cuidados a serem adotados. Antes de ser liberado, são agendados os retornos pós-operatório, o primeiro em 48 horas e o próximo em 30 dias.

“Conhecemos bem as demandas existentes nesse importante setor da saúde, tanto em Araxá, como na região, principalmente no que se refere à cirurgia de catarata. Daí, o motivo pelo qual empenhamos de forma especial junto ao governo para que as pessoas que necessitam desse tipo de tratamento possam ter da forma gratuita acesso e a oportunidade de recuperar a sua visão”, destaca Bosco.  


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia