Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Vereador apresenta o projeto “Produtor de Águas”
15/04/2014, às 07:57:43

 

O vereador José Maria Lemos Júnior (DEM) apresentou o projeto “Produtor de Águas”, em indicação para o Executivo através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. Objetivo do projeto é incentivar a preservação do meio, inspirado na experiência realizada em Extrema, Sul de Minas, divulgada pelo programa Globo Rural.

Juninho sugere o desenvolvimento de um projeto semelhante pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em convênio com a Agência Nacional de Águas (ANA) e envolvendo parcerias entre entidades como a Capal, Sicoob Crediara, Sindicato Rural, Arap, Copasa, dentre outras. A proposta é utilizar os recursos do município no pagamento de incentivos aos produtores rurais que se dispuserem a fazer a adequação ambiental de suas propriedades. “O desenvolvimento de um projeto conservador em Araxá é fundamental para a criação de mecanismos que possibilitem ações voltadas à melhoria da qualidade da água e ampliação de sua oferta como permanência ao longo de todos os meses do ano, preservando nossas nascentes, mananciais e matas ciliares, permitindo um futuro sustentável e ecologicamente correto”, destaca.

Segundo ele, o pagamento por serviços ambientais (PSA) é uma nova forma de gestão dos recursos hídricos, com sucesso na garantia de práticas conservacionistas e melhora na produção de água. “Com isso, a propriedade rural torna-se uma unidade alternativa de produção de água e fonte abastecedora do meio urbano”, diz. Ele explica que para serem contemplados com o programa os projetos pleiteados junto à Agência Nacional de Águas devem obedecer uma série de condicionantes, tais como um sistema de monitoramento de resultados que visa quantificar os benefícios obtidos com sua implantação; estabelecimento de parcerias; assistência técnica aos produtores rurais participantes; práticas sustentáveis de produção; bacia hidrográfica como unidade de planejamento.

Ele informa que em Extrema o projeto conta com a parceria de 150 propriedades, abrangendo uma área equivalente a 9 mil campos de futebol, que desenvolvem soluções para preservação e produção de água, inclusive merecendo destaque em premiação internacional concedida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nessas propriedades, várias minas foram recuperadas e voltaram a ter água com qualidade e em vazão suficiente para o uso. Segundo ele, além de extrema, outros municípios brasileiros também desenvolvem projetos conservadores.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia