Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
EDITORIAL - O bem agir
28/04/2014, às 08:21:12

Basta querer para constatarmos que o bem é infinito, enquanto o mal se finda. Todos nós caminhamos para o bem de uma forma ou de outra, inexoravelmente, acertando e errando, nas alegrias e tristezas, simplesmente vivendo. A diferença está na vontade no bem que faz o ritmo dessa evolução, por isto, cada um de nós está num degrau deste avanço, embora pertencentes ao mesmo universo. Não há retrocesso, mas a estagnação é comumente possível para aqueles que não creem haver nada além da matéria, cuja fé é limitada entre a vida e a morte. Então, não se importam com o mal que provocam a si mesmos porque acreditam no fim de tudo. Consequentemente, muito menos com o mal que fazem ao próximo, como se não existissem ações e reações. Mas, um olhar pela história é suficiente para comprovar o progresso do todo, que as atitudes animalescas estão sendo substituídas pelas racionais desde o primitivismo do homem. E são dois caminhos distintos que vão se encontrar na composição existencial de cada um, o moral e o intelectual.

Para acelerar esse progresso no bem, é preciso exercitar-se muito, a começar por uma autoavaliação. Ninguém em sã consciência considera-se perfeito neste mundo, mas é doloroso o esforço pessoal na detecção do que é preciso mudar porque são muitos os defeitos e só uma difícil solução: a determinação em reconhecê-los e extirpar um a um, em fazer certo apesar das adversidades. Como é um esforço que supera a própria existência, mais cômodo e fácil é ignorar as necessidades sublimes, dando importância às imediatas porque tudo se acabaria com a morte. É como usufruir o presente sem nos importarmos com o que fomos e nem com o que seremos numa postura maléfica que ainda marca a humanidade. No entanto, se multiplicam aqueles que buscam a mudança porque não estão satisfeitos sozinhos, preocupam-se com o outro e trabalham para fazer um mundo melhor começando em direção à própria individualidade.

O pensamento é a energia, o combustível para fazer andar esse processo que por mais acelerado que seja vai nos parecer muito lento na nossa contagem do tempo. Se sempre estamos seguindo em frente, não existe razão para a pressa, pois já é suficiente andarmos e não parar nessa caminhada, onde o passado realmente não volta e na qual podemos esquecer a bagagem, mas nunca a perdemos. Se ao pensar dou o primeiro passo, ao agir o segundo e, assim, sucessivamente. Dessa forma, podemos iluminar esse caminho ao descartar os maus pensamentos para dar espaço aos bons e agir em seguida, conosco e com os outros, nos ajudando mutuamente. Apesar de no homem ainda ser muito forte o apego ao mal que o deixa ávido pelas notícias ruins, que o faz invejoso, egoísta, narcisista e hipócrita, a lei de amor é invariável e permanente. No entanto, precisamos querer amar de dentro para fora para irradiarmos a verdadeira bondade, que é descomprometida, que nos liberta, que nos faz melhorar o mundo.

A atitude no bom sentido torna-se multiplicadora, capaz de grandes resultados, por menor que seja. Os exemplos estão por toda parte em Araxá, sejam através das instituições, das religiões, das entidades, dos clubes de serviços, enfim, da ampla generosidade desse povo. No entanto, o melhor exemplo está na gente, na nossa transformação para o bem a partir da nossa convivência em família, com os amigos, conhecidos ou não, ao alcance de qualquer um.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia