Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_banner
980x150
Mobilização em projeto piloto para recolhimento de lixo eletroeletrônico
29/04/2014, às 07:26:09

Um projeto piloto de sistema de gestão para permitir ao consumidor doar seus eletroeletrônicos sem uso para reciclagem, evitando o aumento da poluição ambiental, está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Araxá, o Instituto Nacional de Resíduos (Inre), a Associação Brasileira das Entidades Representativas e Empresas de Serviço Autorizado em Eletroeletrônicos (Abrasa) e a Gestão Estratégica de Resíduos Eletroeletrônicos (E-descarte e Geree).

Os parceiros iniciaram o projeto piloto para avaliação dos processos do sistema de gestão para a logística reversa e destinação ambientalmente correta de resíduos eletroeletrônicos. O projeto conta com 11 pontos que estão recebendo o lixo eletroeletrônico desde fevereiro passado até 10 de agosto próximo.

Os equipamentos a serem recolhidos neste período são notebook, computador, celular, HD, placas eletrônicas, estabilizador, nobreak, módulo, telefone, impressora, televisores LCD, monitores LCD, sparelhos de som, DVD/VHS, Câmeras, filmadoras, vídeo games, aspirador de pó, liquidificador, ventilador, lixadeira/esmerilheira, balança digital, furadeira/parafusadeira, ferro de passar roupa, secador de cabelo, fogões, máquinas de lavar (roupas ou louças), dentre outros.

O piloto recebe aparelhos e peças em qualquer estado de conservação, independentemente de modelo, marca ou fabricante. No momento da entrega, o consumidor deve preencher e assinar o termo de doação do equipamento. O termo de doação é importante porque permite a realização da reciclagem do equipamento entregue. Completada a reciclagem do resíduo, será emitido um certificado de destinação ambientalmente adequada que será enviado por email ao consumidor, comprovando a sua participação na logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos.

Os postos de entrega não receberão durante o piloto os seguintes tipos de equipamentos: geladeiras, freezers, condicionadores de ar, lâmpadas, pilhas e baterias (exceto as que fazem parte do equipamento).

O consumidor tem um canal de comunicação através do e-mail retorne@inre.eco.br que presta apoio em geral, respondendo dúvidas, questionamentos, recebendo comentários e críticas. Mais informações estão disponíveis no site www.inre.org.br e nas assistências técnicas participantes do piloto. “A participação de todos é fundamental, lembrando que nesta etapa somente os resíduos eletroeletrônicos descritos serão recebidos. Ajude o meio ambiente!”

Os postos de coleta para descarte de resíduos eletroeletrônicos
> Walvier Automação, av. Vereador João Senna, 764, Centro
> Center Som, av. João Paulo II, 370, Alvorada
> Posto Pátio-Rio Branco, av. Senador Montandon, 879, Centro
> Posto MG1-Rio Branco, av. Dr. Pedro de Paula Lemos, 1.180, Santa Rita
> Escola Estadual Professor Luiz Antônio Correia de Oliveira (Polivalente), rua Santo Antônio, 150, Santo Antônio
> Centro Universitário Planalto de Araxá (Uniaraxá), Bloco Engenharia Ambiental, av. Ministro Olavo Drummond, 5, São Geraldo
> Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Laboratório de Eletrônica, av. Ministro Olavo Drummond, 25, São Geraldo
> Escola People, rua Luiz Colombo, 115, Centro
> Ébano Tecnologias Sustentáveis, av. Prefeito Aracely de Paula, 4.830
> Loja Eletrozema, av. Getúlio Vargas, 120, Centro
> Loja Eletrozema, rua Olegário Maciel, 111, Centro

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia