Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
SS001023_19274_Brasil-Mais-Competititvo_banner-Sindijori_728x90px_v1 (1)
Uberaba sedia conferência sobre orquídeas
22/05/2014, às 08:23:01

 

A II Conferência dos produtores e colecionadores da Cattleya nobilior e da Cattleya walkeriana, orquídeas de médio porte, com beleza e perfume encantadores e cultivo bastante rústico, vai reunir as melhores plantas dos mais renomados orquidários de todo País, em Uberaba. Oportunidade para ver de perto como a orquidofilia passou de um simples hobbie para um negócio que envolve muito mais do que vendas. Apresenta um verdadeiro estilo de vida.

Graças aos avanços em biotecnologia, estudos, pesquisas, equipamentos e qualificação de mão de obra, hoje é possível desenvolver plantas de nível superior em menor tempo. Fernando Terra, um dos organizadores da conferência, explica que “na década de 80, da formação da cápsula até a floração das primeiras plantas de um lote, o tempo médio era de oito anos. Atualmente, isso acontece na metade do tempo”. E a rapidez é apenas um dos resultados de tanto melhoramento. As plantas de hoje também carregam uma excelente genealogia obtida através de cruzamentos feitos em laboratório

Entre os admiradores dessas verdadeiras “joias vivas”, a maior parte ainda é formada por homens. E são cinco deles que fundaram a Orchid Brazil. Alcides Cavasini Filho, médico, residente em Orlândia (SP), André Luís Cavasini, dentista, residente em Guará (SP), Célio Dias Borges, dentista, residente em Catalão (GO), Elias Donato Neto, médico, residente em Poços de Caldas (MG) e Fernando Terra Manzan, advogado, residente em Uberaba. A entidade surgiu através da paixão dos fundadores por estas duas espécies, e assim o propósito de divulgar a Cattleya nobilior e a Cattleya walkeriana , assim como todo o trabalho de melhoramento genético destas duas espécies, além de colocar no mercado, plantas anteriormente vistas apenas em um pequeno grupo fechado de colecionadores. A Orchid Brazil é a organizadora da conferência. E cerca de 200 expositores já foram confirmados para esta edição, mostrando a força dessa união.

Na programação do evento, destinado a produtores e colecionadores, estão previstos os julgamentos, visitação, mesa redonda sobre critérios para julgamento, além de duas palestras: “Tamanho efetivo e melhoramento clássico” e “Análise molecular de matrizes nativas e melhoradas de Cattleya walkeriana utilizando marcadores moleculares”. E ainda, um leilão, no dia 31, para convidados, a partir das 18h30, onde serão disponibilizados 44 lotes de plantas altamente selecionados.

II Conferência dos produtores e colecionadores da Cattleya nobilior e da Cattleya walkeriana
> Dias 30, 31 de maio e 1º de junho
> A partir das 8h
> Av. Alexandre Barbosa, 940 – Mercês – Uberaba/MG

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia