Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
SS001023_19274_Brasil-Mais-Competititvo_banner-Sindijori_728x90px_v1 (1)
Projeto Ronda Escolar contempla inicialmente dez escolas municipais
02/06/2014, às 07:42:46

 

A Secretaria Municipal de Segurança Pública deu início ao projeto Ronda Escolar em solenidade realizada na manhã de quarta-feira, 28, na arena do teatro municipal. Um piloto será realizado na Escola Municipal Alice Moura até o início deste segundo semestre, quando o projeto passará a abranger mais nove escolas municipais. “É uma iniciativa inovadora em nossa cidade que visa levar uma segurança maior para os alunos matriculados nas escolas contempladas e buscar um combate ao ‘bullying’ e tráfico de drogas, bem como ao assédio sexual que é muito comum na porta de escolas, onde existem pessoas que ficam observando e no momento oportuno tentam aliciar os menores que não têm maturidade suficiente para entender o perigo que estão correndo”, explica o secretário Mauro da Silveira Chaves.

Segundo ele, o projeto consequentemente também vai melhorar o trânsito na porta das escolas. “O objetivo primeiro é levar uma segurança maior às escolas públicas da municipalidade”, ressalta. O secretário afirma que tudo está pronto para dar início ao piloto na Escola Municipal Alice Moura que está situada nas proximidades do parque de exposição, no bairro Santa Terezinha. “E no início do segundo semestre deste ano, vamos levando o mesmo trabalho para outras nove escolas do município consideradas como pontos estrategicamente definidos num primeiro momento que vai transcorrer no segundo semestre de 2014. Para o ano que vem, com o reforço de toda a estrutura, Dr. Jeová (prefeito municipal) está muito sensibilizado, confiante neste projeto, vamos adquirir outros veículos e ampliar o quadro desses monitores que controlarão a entrada de escolas e vão dar maior segurança para os funcionários e principalmente os alunos”, diz Mauro.

Ele explica que foi elaborada uma escala de rotatividade entre essas dez escolas que serão contempladas no mínimo três vezes por semana com a presença do grupo de monitores na porta durante a entrada e saída de alunos. “Já fizemos uma preparação com o grupo que vai intervir em situações de risco para os alunos, como ameaças ou agressões físicas, como também para fazer uma travessia segura e outras ações que tragam segurança para os usuários.” Mauro informa que seis monitores já foram preparados para esse trabalho e com a rotatividade no mínimo quatro estarão na porta de cada escola. “Eles vão estar atentos a tudo que acontece para se necessário acionar a força policial ou no caso de flagrante intervir até a chegada das polícias Militar ou Civil”, esclarece.

A secretária municipal de Educação, Maria Célia Araújo, afirma que a parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Publica traz uma tranquilidade muito grande para a área. “Porque um dos problemas cruciais enfrentados é o de entrada e saída dos alunos e agora estaremos mais tranquilos para desenvolver esse trabalho, o monitoramento será feito nestes horários e quando houver alguma necessidade podemos chamar a equipe pelo telefone celular que estará prontamente nos atendendo. A Ronda Escolar é muito importante porque temos muitas escolas na perifeira, onde há pontos de drogas e traficantes”, destaca.

>> DETALHES NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL CLARIM DESTA SEMANA

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia