Menu
Digite pelo menos 2 caracteres!
A realidade do serviço de emissão de Carteira de Identidade (CI) e atestado de antecedentes criminais mudou completamente a partir desta quarta-feira, 25, com a inauguração da nova sede do Posto de Identificação Civil de Araxá que agora funciona junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública. Além da estrutura física ampla e adequada para esse atendimento, a equipe passou a contar com oito pessoas especialmente qualificadas para esse trabalho. O serviço que chegou a ser suspenso na cidade e que ultimamente funcionava em apenas dois dias por semana, agora está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço e limitação de emissão de documentos.
“Antes esse serviço era feito de forma precária e depois com a licença maternidade de uma servidora ficou de forma precaríssima. Nós conseguimos dentro de uma parceria entre a prefeitura e a Polícia Civil estabelecer um serviço de excelência, trazendo um posto totalmente novo, amplo, moderno, confortável, equipado e também lotado de pessoas qualificadas e preparadas para servir a comunidade e dar um tratamento de excelência que o povo merece”, destaca o secretário Mauro da Silveira Chaves. Ele explica que em todo o Estado houve uma decadência muito grande desse serviço em razão do restrito quadro de pessoal da Polícia Civil, cuja atividade fim é a investigação criminal e o combate à violência. “Esse tipo de serviço acaba sendo absorvido por algumas prefeituras e a maioria também não tem servidores. Mas, aqui em Araxá mudamos essa regra, selecionamos seis pessoas que realmente têm aptidão e o perfil e foram qualificadas para esse atendimento. Temos um grupo bastante preparado, além das instalações físicas de extremo conforto e bom gosto”, diz.
Ele informa que a secretaria está localizada no primeiro bloco do centro administrativo que está situado acima da Câmara Municipal, onde há linha de ônibus regular que para na porta. Segundo ele, em 30 dias a demanda reprimida pelo serviço já estará regularizada e passará a ser prestado dentro da normalidade. Mauro explica que para tirar a primeira via da CI é preciso apresentar as certidões (original ou cópia autenticada) de Nascimento ou de Casamento, duas fotos 3x4 e o CPF se quiser inseri-lo no documento. Ele acrescenta que para tirar a segunda via são exigidos os mesmos documentos e ainda a ocorrência de registro de perda, extravio ou roubo. Segundo ele, para tirar a 1ª via ou a 2ª no caso de roubo o cidadão é isento de qualquer pagamento. Para tirar a 2ª via nos demais casos, como extravio, é preciso retirar uma guia no posto e pagá-la na agência bancária. “E aqui em anexo ao nosso bloco vai ter uma agência da Caixa que receberá essas DAEs junto à Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão”, informa.
Ele acrescenta que em breve o documento passará a ser remetido ao solicitante via postal para que não precise ir duas vezes ao posto, ou seja, para requerê-lo e buscá-lo. Por enquanto, é possível requerer e 24 horas depois buscar o documento no próprio posto.