Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
SS001023_19274_Brasil-Mais-Competititvo_banner-Sindijori_728x90px_v1 (1)
Sebrae executa projeto Bem Estar Gastronômico
14/07/2014, às 08:01:13

 

A gestora de Projetos do Sebrae Minas, Heloisa Tinoco, coordena o projeto Bem Estar Gastronômico lançado durante o primeiro seminário do varejo realizado em Araxá. Segundo ela, a ideia é dar continuidade ao projeto Bem Estar em Araxá, que durante três anos esteve voltado para a hotelaria e agências de viagem. “E agora, estamos segmentando para o setor de alimentação que é forte em Araxá. Cada dia mais empresas entram nesse segmento e é importante que sejam capacitadas para que possamos ter alimentos seguros e um atendimento excelente. A ideia é a de que todas as empresas possam participar do projeto, formando assim uma referência na alimentação em Minas Gerais”, afirma.


Heloisa explica que as leis voltadas para as boas práticas de alimentação estão muito rigorosas. “A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) busca que possamos ter alimentos seguros e através do Sebrae essas empresas poderão ter projetos e desenvolver programas para manipulação de alimentos e boas práticas de alimentação, voltados para a engenharia de alimentos que tem todo um procedimento que é fiscalizado. E o Sebrae tem essa preocupação com o setor, voltada para as leis vigentes”, afirma. Ela destaca que o atendimento hoje é o diferencial das empresas. “Ninguém gosta de estar num lugar em que não é bem atendido, o que envolve vários requisitos de bom atendimento, de excelência no próprio serviço e no produto a ser oferecido. Os funcionários também têm que ter essa preocupação em fazer um atendimento legal em todos os sentidos”, diz.


O projeto foi iniciado em maio passado e as empresas do setor podem fazer a sua adesão junto ao Sebrae. De acordo com Heloisa, no final do ano será feita uma avaliação que pode estender esse projeto por mais dois anos. “O horizonte é de três anos de duração e o que a gente pede é que as empresas façam a adesão porque é um projeto importante para a cidade, para as empresas, para que a gente consiga ter uma referência nas boas práticas de alimentação aqui em Araxá”, afirma. Ela acrescenta que a capacitação gerencial e a gestão financeira ainda são grandes deficiências em todos os segmentos. Segundo ela, o projeto envolve gestão de cardápios, manipulação de alimentos através de clínicas tecnológicas e vários seminários com importantes pessoas do segmento para falar sobre as boas práticas na área. “Ao final do projeto, as empresas que tenham 70% de participação receberão um selo do Sebrae e parceiros.”


De acordo com Heloisa, o Sebrae subsidia 80% do custo da participação no projeto e as empresas têm uma contrapartida de 20%. “Depende da capacitação, alguns momentos empresários e gerentes e noutros os funcionários que estão lidando com aquele determinado setor da empresa. Temos um limite de 30 empresas por grupo”, informa.


Ela cita Tiradentes como um caso de sucesso, onde o Sebrae fez toda a capacitação das empresas da cidade pelo projeto que continua e só vem sendo ampliado. “Empresas que iniciaram-se no projeto há seis anos continuam, porque veem a importância da reciclagem, da gestão”, cita. Segundo ela, o chamamento do Sebrae é feito para todas as empresas de Araxá que atuam nesse segmento. “O que a gente quer é informar e confirmar a importância das boas práticas, não importa a característica do empreendimento, a adesão está livre.”



Turismo de Bem Estar - De acordo com Heloisa, o projeto de criação dos Circuitos Turísticos da Cidade ainda não foi deslanchado, mas continua na pauta. Ela explica que a intenção é a de determinar com informações e a própria sinalização qual o tipo de comércio estabelecido em determinada área. “Como acontece nas grandes capitais do mundo, a gente quer implantar em Araxá. A alimentação é um mote que pode ter um retorno mais rápido. Então, a ideia é neste primeiro momento iniciar pela alimentação. O projeto tem um custo, o Sebrae apresentou a proposta feita pelo grande arquiteto Jorge Wilheim e a gente busca parcerias, ainda não conseguimos deslanchar, mas não desistimos. Ainda estamos buscando parcerias, em alguns momentos temos que dar uma parada para retomar”, afirma. Segundo ela, está pronto o projeto do layout para a região central de Araxá elaborado através do Sebrae. “Temos trabalho nisto, não é fácil porque cada cidade tem a sua característica e temos buscado as referências. O projeto está pronto e a gente precisa é colocar para andar, não estamos parados”, diz.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia