Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
SS001023_19274_Brasil-Mais-Competititvo_banner-Sindijori_728x90px_v1 (1)
Sinplalto avalia proposta de consórcio intermunicipal de saúde
15/07/2014, às 07:32:06

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, reuniu-se com o prefeito Jeová Moreira da Costa para avaliarem a possibilidade de parceria com os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Planalto de Araxá (Cimpla) na implantação de um consórcio intermunicipal de saúde, no último dia 10.


A reunião contou com a presença do vereador Marcilio Faria e do funcionário da Cimpla, Adolfo Nascimento. Além do novo projeto de programa de saúde proposto pelo prefeito Jeová, o reajuste salarial dos servidores da Prefeitura de Araxá e o aumento no cartão vale alimentação também foram debatidos durante o encontro. Hely diz que o sindicato apoia todo projeto que beneficie os servidores municipais. “Pela primeira vez nesses últimos cinco anos, fomos convidados pelo prefeito Jeová para debater um projeto voltado aos servidores públicos. Claro que queremos ser parceiros em um programa de saúde, desde que seja viável e de qualidade.”


Segundo ele, um projeto semelhante ao modelo adotado pela Associação dos Servidores da Prefeitura de Araxá (Aserpa) não é viável. “Já tivemos provas que o modelo Aserpa não é viável economicamente e tinha falhas no atendimento oferecido. Já fizemos algumas pesquisas e o modelo de consórcio intermunicipal é sem dúvida um bom caminho para o atendimento de saúde, desde que seja administrado com responsabilidade e transparência.” Hely espera que o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Planalto de Araxá apresente o projeto detalhado do programa para avaliar a possibilidade de parceria e se realmente o projeto oferece um atendimento médico de qualidade aos servidores municipais.


Reajuste Salarial - Hely afirma que o primeiro passo para a implantação de um programa de saúde é o reajuste salarial dos servidores municipais. “Infelizmente, a grande maioria dos servidores não tem condições de pagar parte dos serviços oferecidos dentro de um programa de saúde. O salário está defasado em mais de 30% só nos últimos três anos, não sobra dinheiro. Hoje, mesmo que exista um programa de qualidade, o servidor escolhe utilizar o serviço público do que pagar certa quantia por um atendimento, mesmo que seja um pequeno investimento. A experiência que temos adquirido na diretoria administrativa da Cooperativa de Consumo do Servidor Público de Araxá (Cosprema) é um grande exemplo. Mais de 70% dos nossos clientes têm dificuldades financeiras para realizar suas compras de supermercado mensalmente. Se não fosse o trabalho da Cosprema muitos teriam dificuldades para se alimentar. Essa é a nossa triste realidade, que muitos desconhecem”, destaca.


Ele informa que Jeová não descartou a possibilidade da prefeitura conceder um reajuste salarial para os servidores. “O prefeito disse na reunião que apesar das entrevistas que concedeu na imprensa araxaense, o aumento não está descartado e que ainda existe a possibilidade da criação de um vale-carne, uma espécie de complemento ao vale alimentação, que ele deseja criar.” Hely ressalta que o Sinplalto considera o reajuste salarial e o aumento do vale alimentação fundamentais para qualquer discussão de projeto que tenha participação financeira do servidor público. “Sem esse reajuste, a acessibilidade do servidor a um programa de saúde seria limitada. Queremos ressaltar, mais uma vez, que o Sinplalto é parceiro das prefeituras de todos os municípios que compõe a base do sindicato. Mas, a nossa missão e o nosso compromisso é com o funcionalismo público. Só vamos apoiar os projetos que considerarmos viável e que gerem benefícios reais à categoria.”

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia