Menu
Digite pelo menos 2 caracteres!
A partir do dia 24 de julho, Araxá (MG) receberá a 7ª edição do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, que será realizado no pátio da Fundação Calmon Barreto (Praça Arthur Bernardes, 10). Serão quatro dias de muita música boa e um cardápio gastronômico de dar água na boca.
Na programação, além dos tradicionais espetáculos culturais e dos famosos festins, o público poderá aproveitar as oficinas gratuitas de culinária. Ao todo serão 16 oficinas ministradas por chefs especializados na arte de criar diversos pratos.
No dia 24 (quinta-feira), a partir de 17h, o chef Thiago Ávila prepara um “Risoto de Bacalhau”. Em seguida, o chef Aldei Oliveira ensina o passo a passo do “Salmão com Molho de Tangerinas”. A programação finaliza com o chef Donisete Damasceno, que conta todos os segredos do preparo do “Arroz a Dom Pedro”.
Na sexta (25/7), a partir de 14h, o público vai se deliciar com a oficina “Ragú, o molho Ideal para o Inverno”, comandada pelos chefs do Marinada. Logo após, o chef Donisete Damasceno ensinará a receita do Salmão com Ervas e Ratatouille de legumes. Já o “Creme Baiano” será ensinado pelo chef Aldei Oliveira, enquanto o chef Thiago Ávila apresenta a “Costelinha Agridoce com Risoto de Abobrinha”. Para fechar a noite, a oficina “Tropeiro de Soja”, com o chef Aldei Oliveira.
Na manha de sábado (26/7), a partir de 10h, o público poderá conferir a oficina “Doces de Araxá - A Arte e Perfeição de Dona Joaninha". Em seguida, o chef Thiago Ávila prepara o “Frango a Indiana”, enquanto o chef Luís Fernando Gregório da várias dicas sobre a “Cozinha Cabocla e Quilombola de Minas Gerais". Todos os truques do preparo de “Fondue Brasileiro” estão na oficina do chef Aldei Oliveira. Já o “Porco Enlatado” quem ensina é chef Donisete Damasceno. Para encerrar as oficinas do dia, o chef Thiago Ávila prepara o tradicional “Baião de Dois”.
No último dia de festival (27/7), a partir de 10h, os chefs do SENAC ensinam a fazer “Camarão com Couli de Couve e Molho de Pimenta Rosa” e “Galinhada à Moda Mineira”.
A organização do festival tem assinatura de Agenor Lemos Jr, Diretor de Produção e Gastronomia e Armando de Angelis, Diretor Artístico, de Marketing e Comunicação. O evento tem cobertura da Lei de Incentivo a Cultura, com apoio da CBMM e Cemig e apoio cultural Rio Branco Combustíveis. A promoção é em parceria com a Fundação ACIA - Associação Comercial e Industrial de Araxá e Fundação Cultural Calmon Barreto.