Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
SS001023_19274_Brasil-Mais-Competititvo_banner-Sindijori_728x90px_v1 (1)
Programa de Educação Ambiental da CBMM desenvolve o projeto Cientistas do Cerrado
17/07/2014, às 08:23:26

 

As 28 escolas da rede de ensino de Araxá, sendo 17 municipais, 7 estaduais, 3 particulares e uma de educação especial têm a oportunidade de participar do Programa de Educação Ambiental da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) que este ano desenvolve o projeto Cientistas do Cerrado, desde abril passado. O lançamento do projeto aconteceu no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e reuniu o diretor de Meio Ambiente da companhia, Bruno Fernando Rifell, a coordenadora do seu Centro de Desenvolvimento Ambiental (CDA), Laura Teodoro, parceiros e representantes das escolas, no Anfiteatro Sesiminas.

 

 

Laura explica que o projeto envolve uma série de atividades, como a visita monitorada ao complexo minero-industrial da CBMM e ao Centro de Desenvolvimento Ambiental, que propicia aos alunos o conhecimento sobre os processos de exploração e beneficiamento do nióbio e as questões ambientais, como os monitoramentos e controles relacionados à atividade. “Como também, o conhecimento sobre os produtos, as aplicações e os benefícios que o nióbio tem em relação ao meio ambiente. Além dessa visita, teremos oficinas e palestras nas escolas ministradas pelo nosso grupo e também pelos nossos parceiros. Contamos com a parceria importante da Secretaria Municipal de Educação que aderiu ao programa e o implementou na rede, da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Reserva Eco Cerrado do Brasil”, completa.

 

Ela ressalta que os especialistas e parceiros ministram cursos, oficinas e palestras nas escolas para ajudar a desenvolver os temas propostos. Laura acrescenta que a iniciativa também promove um minicurso de elaboração de projetos de educação ambiental para os professores das escolas. “E no final do ano, teremos um evento de culminância para a apresentação de todos os trabalhos realizados em conjunto”, informa. Segundo ela, o principal alcance do projeto é levar ao conhecimento da comunidade as questões relacionadas ao bioma Cerrado e ao ambiente urbano. “Dividir com o nosso público um pouco da nossa experiência nessa área de preservação, porque a empresa já trabalha com conservação, desenvolvimento sustentável, há décadas. Nós temos um trabalho no criadouro científico de fauna silvestre com espécies do Cerrado ameaçadas de extinção, dentre elas, o Lobo Guará. Temos um trabalho de pesquisa e reprodução com essa espécie que é pioneiro no Brasil. E temos também uma agenda verde de produção de mudas do Cerrado, projetos de revegetação, tanto em áreas da empresa, como da comunidade.”

 

 

Parceria - A secretária municipal de Educação, Maria Célia Araujo, destaca a importância desse projeto para a comunidade escolar. “É uma parceria da Secretaria de Educação com a CBMM e é desenvolvido nas nossas escolas. Os alunos primeiro visitam a CBMM, conhecem o trabalho realizado lá e depois vão para as escolas desenvolver o projeto. Quero cumprimentar a empresa, porque esse projeto é muito importante para a secretaria, porque vai desenvolvendo nos nossos alunos desde pequenininhos, essa consciência da preservação e conservação do meio ambiente. As escolas fazem um trabalho maravilhoso, o projeto desperta neles uma clareza tão grande e depois são multiplicadores de tudo isso, na família e com os amigos”, afirma.

 

Compartilhamento - Bruno explica que o projeto iniciado em abril continua em execução até novembro próximo, quando é feita uma avaliação anual, com o compartilhamento das experiências desenvolvidas. “A CBMM está dentro do bioma Cerrado, então, é muito importante conhecê-lo para gerenciar bem o que a gente está fazendo. Vocês crianças, vão ter a oportunidade de ficar sabendo como a gente faz para cuidar da água, reciclar, não jogar sujeira pela chaminé, como fazemos com os resíduos. Vamos compartilhar isso com vocês, a CBMM tem uma experiência muito bonita nesse sentido e queremos dividi-la. A ideia é a de que a sociedade trabalhe também com esses conceitos e a gente tem aprendido bastante ao longo desses vinte anos com vocês. Estamos evoluindo junto com a cidade, participando com a comunidade, nos integrando com os profissionais da educação”, disse para o público durante o lançamento.

 

 

Ele também agradeceu os parceiros, especialmente a secretária Maria Célia. “Esse programa tem o conceito da continuidade, é fundamental somarmos esforços a cada ano para criarmos com vocês as melhores condições desse aprendizado em Araxá. A sociedade é mais evoluída, fruto desse programa. Não só neste contexto da empresa, temos também a intenção de conhecer bastante os animais e plantas, porque assim conseguiremos escrever sobre eles, para que a comunidade científica entenda o que representam e nos ajude a cuidar mais.” Ele destacou que o projeto também aborda a aplicabilidade dos produtos de nióbio. “O mundo precisa muito de eficiência energética, de utilização de recursos, de redução da emissão de gases do efeito estufa e a CBMM é voluntária neste sentido. Nosso produto felizmente não é tóxico, é biocompatível, se faz joias com nióbio, automóveis mais eficientes que gastam menos combustíveis, enfim, tudo isso vamos aprender juntos.”

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia