Menu
Digite pelo menos 2 caracteres!
Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Elmar Goulart, e do vereador Cleber Ramos, houve uma audiência pública para discutir a situação do Hospital Dr. Hélio Angotti que atende vários pacientes com câncer de municípios da região, no último dia 11. O vice-presidente da Câmara Municipal de Araxá, vereador Amilton Marcos Moreira, representou a cidade. “A iniciativa mostra que há muito mais lideranças da região empenhadas em ajudar o hospital do que a gente imagina”, disse o presidente da Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central (ACCBC), o médico oncologista Délcio Scandiuzzi. Estavam presentes 25 representantes de 15 municípios da região de influência de Uberaba, como os prefeitos de Capinópolis, Dinair Isaac, de Comendador Gomes, José Rodrigues, e de Santa Rosa da Serra, Cleide Maria Ferreira Rangel. Os outros municípios foram representados por vereadores e secretários de saúde. “Tivemos a manifestação de vários dos representantes prometendo levar para suas câmaras municipais a proposta de destinação orçamentária dos municípios para o hospital, além da continuação e reforço dos eventos de arrecadação de recursos feitos anualmente, tais como leilões, jantares e outros. Foi um encontro que emocionou muito pela adesão de todos”, destaca Délcio.
Segundo ele, a situação de dificuldade não é um problema vivenciado só pelo Hospital de Câncer de Uberaba. “É um problema mundial. Todos os centros especializados em câncer no mundo enfrentam esta dificuldade com o custo do tratamento. Por isso, nenhum hospital filantrópico de câncer consegue sobreviver sem o envolvimento das forças políticas e de toda a sociedade”, disse. O vereador Amilton indagou no encontro se a Prefeitura de Araxá estava destinando dinheiro ao hospital. Ao ser informado pelo diretor executivo, João Carlos de Almeida, que não há repasse de recursos da Prefeitura de Araxá para ao hospital, ele disse que a Câmara de Araxá aprovou lei que autoriza a doação. “Estamos filmando e gravando esta audiência e vamos levar ao Ministério Público demonstrando que Araxá não está contribuindo com a instituição”, afirmou. Ele ainda foi informado que em 2013 o Hospital Dr. Hélio Angotti registrou 4.652 atendimentos a pacientes vindos de Araxá, com 435 internações. O diretor disse que o município responde pelo segundo maior número de pacientes em tratamento,depois de Uberaba. “Apesar das dificuldades, o atendimento continua normalmente”, disse.
De acordo com Amilton, a Prefeitura de Araxá oferece o transporte e a Casa de Apoio para os pacientes que vão tratar no hospital. “No mais, não está participando com nada. Isso nos preocupa, porque se amanhã as portas do hospital forem fechadas Araxá fica sem esse apoio”, disse. Segundo ele, ficou surpreendido com a informação sobre o não repasse de recursos de Araxá para o hospital. “Afinal, no ano passado a Câmara Municipal aprovou uma autorização ao prefeito Jeová Moreira da Costa para que destinasse recursos para o Hélio Angotti. Foi aprovado o projeto de lei declarando de utilidade pública municipal a este hospital e Araxá está autorizada por nós para repassar mensalmente a subvenção. Araxá não pode ser mais omissa, o hospital hoje está doente e precisa de uma reposta”, destaca. Amilton visitou as instalações do hospital que atende quase 100% pelo SUS. “Eu tive o prazer de conhecer o hospital e me deparei com uma crise financeira muito grave.”
Programa municipal - O presidente da Câmara de Uberaba explicou que a audiência aconteceu em razão da preocupação com a difícil situação financeira do hospital que é referência na região no tratamento contra o câncer, com o objetivo de serem encontradas as soluções. “Precisamos dar um fôlego, recuperar a saúde do hospital para que ele possa continuar prestando esse serviço, não só a Uberaba, mas toda a região, como vem acontecendo. Precisamos socorrer o Hélio Angotti e nós vamos trabalhar diuturnamente para alcançar nosso objetivo”, disse Elmar. Durante a audiência, ele apresentou proposta de projeto de lei para criar o Programa Municipal de Apoio e Atenção Oncológica. “Esse programa vai incentivar as pessoas a doarem para o Hospital Dr. Hélio Angotti, em Uberaba. Quem doar terá descontos no ISSQN ou IPTU”, explicou. Os representantes de municípios participantes da audiência levaram cópias do projeto para replicá-los em suas cidades. “Sem as doações, o déficit anual sobe para cerca de R$ 13 milhões”, disse Délcio. Os dirigentes da associação pediram aos prefeitos, secretários de Saúde e vereadores presentes que peçam aos deputados estaduais e federais da região a apresentação de emendas que garantam recursos ao hospital.