Menu
Digite pelo menos 2 caracteres!
Fique atento a vazamentos - Se notar variação anormal de consumo em sua conta procure por possíveis fontes de vazamento, como por exemplo, vasos sanitários e torneiras.
Sempre que possível, reutilize - A mesma água pode ser usada mais de uma vez nas atividades domésticas. Um bom exemplo é utilizar água armazenada em balde para lavar o carro e também limpar pisos ou demais superfícies da residência.
Água não é vassoura - Evite “varrer” a calçada com água. Utilize vassoura e não mangueira para essa ação.
Balde - Quando for lavar o carro, reserve a água em um balde. Assim não se desperdiça tanta água.
Economize na cozinha - Antes de lavar a louça, retire os restos de comida e mantenha a torneira fechada enquanto estiver ensaboando.
Roupas - Se possível, acumule o máximo de roupas para lavá-las de uma só vez. Enquanto escova ou ensaboa as peças, a torneira deve ficar fechada.
Banhos rápidos - Banhos demorados devem ser evitados. Somente 5 minutos são suficientes para higienizar todo o corpo. . Barbear ou lavar peças de roupa são práticas a serem evitadas debaixo do chuveiro.
Lavatório - Ao fazer a barba ou escovar os dentes, mantenha a torneira fechada. Abra somente quando e pelo tempo que for necessário.
Abastecimento de água está normal no município
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informa que o abastecimento de água na cidade está funcionando normalmente, apesar da seca. No entanto, a empresa enfatiza a necessidade da colaboração da população na redução do consumo. A Copasa informa que frequentemente realiza campanhas de promoção do uso consciente e contra o desperdício de água através de informes na fatura, palestras, mala direta, meios de comunicação de grande circulação e programas educativos direcionados às escolas e à comunidade em geral. No entanto, a empresa não tem autoridade para fiscalizar e atuar em situações de desperdício e está impedida de realizar campanha publicitária durante o período eleitoral. A Copasa informa que a campanha para a população sobre o uso consciente da água será retomada após as eleições.