Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
Prefeitura presta contas do 2º Quadrimestre de 2014
16/10/2014, às 06:07:32

 

Na tarde dessa quarta feira, 15, no Plenário da Guilherme Gotelip Neto, da Câmara Municipal de Araxá, aconteceu a prestação de contas do 2º Quadrimestre de 2014, das finanças da Prefeitura Municipal de Araxá, feita pelo secretário de planejamento e gestão, Alex Ribeiro. A reunião contou com a presença de outros membros da equipe da do planejamento e do prefeito Jeová Moreira da Costa.


Participaram os vereadores Eustáquio Pereira, Mauro da Silveira Chaves (Mauro do Detran), José Maria Lemos Junior (Juninho da Farmácia), Carlos Roberto Rosa, Farley Pereira de Aquino (Farley Cabeleireiro), Romário Gerson Galdino (Romário do Picolé), José Domingos Vaz, Carlos Alberto Ferreira (Professor Cachoeira), membro da comissão Finanças, Justiça, Legislação e Redação Final e Fabiano Santos Cunha, relator da comissão de finanças.


Fabiano presidiu a reunião. O secretário apresentou alguns números referentes às arrecadações e investimentos feitos pelo executivo. Do orçamento de R$ 251.868.000, 00, o município já está com R$ 85.816, 109, 51, o que representa pouco mais de 34% do total. Na saúde, onde a meta exigida pela lei é de 15% do orçamento, a prefeitura já investiu 23,77%; e na educação, que tem estabelecido 25% dos recursos, o índice chega a 29, 79%.

 



“Isso é um diferencial da cidade de Araxá. Graças a Deus a gente tem alguns recursos para atuar nesse sentido. Teve duas mudanças de secretários nesse período e também muitos investimentos foram feitos em função da modernização das duas secretarias. Acredito que a gente vá fechar o ano dentro dessa expectativa.”, explica o secretário.

 

Na oportunidade, o gestor da pasta ainda trouxe números comparativos com relação arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que já está em cerca mais de um milhão de reais. Número dentro das previsões do município. “A gente até superou a nossa expectativa, em função dos investimentos que foram feitos nessa área e no ano que vem a gente espera inclusive estar arrecadando uma grande parte do estoque da dívida que existe no município de execução fiscal”, disse.


Diversas indagações sobre obras e outros serviços no município foram feitas ao prefeito Jeová, que buscou esclarecer as dúvidas e anotar diversas sugestões dadas pelos legisladores. Um assunto muito comentado foi a recomposição salarial dos servidores municipais, que segundo estudos, pode ser dado algo em torno de 11%.


O chefe do executivo falou desse tema. “Entendemos que é justo e estamos avaliando a possibilidade de ser mais que 11%, mas primeiro precisamos corrigir uma injustiça interna do plano de cargos e salários. Hoje, estamos fazendo o alinhamento com a posse dos novos servidores concursados. Então, dentro de um plano de cargos e salários, esses novos entram em choque com quem está há mais tempo no efetivo da prefeitura. Precisamos fazer esse alinhamento e vamos estudar o aumento acima de 11%. Mas eu quero garantir ao servidor que eles vão receber no final do mês os 50% do décimo terceiro. E no início de dezembro recebe o restante desse 13º e até o dia 20 de dezembro, o abono de natal que é o 14º salário”, destacou.


Para o vereador Fabiano, o encontro foi proveitoso, visto que foi uma oportunidade de conhecer os números e apresentar demandas ao prefeito. “Vimos a apresentação de todos os números, e naturalmente, os colegas vereadores fizeram indagações sobre obras que estão ocorrendo e obras que não estão acontecendo. Momento importante para elucidar a comunidade, de tudo aquilo que é anseio popular com relação a prestação de serviços. Foi uma audiência proveitosa e temos certeza absoluta de que muito do que foi discutido aqui são situações extremamente importantes no dia a dia da cidade”, finaliza.


Ascom Câmara de Vereadores de Araxá

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia