Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Academia Juvenil de Letras é empossada
10/11/2014, às 09:16:05

 

A solenidade de posse dos 22 primeiros membros da Academia Araxaense Juvenil de Letras (Ajule) aconteceu no último dia 24, no auditório da Acia. Os ocupantes das cadeiras da Ajule para tornarem-se acadêmicos participaram de um projeto piloto desenvolvido pela Academia Araxaense de Letras (AAL), Fundação Cultural Acia e Cultura Inglesa em quatro escolas públicas da cidade, as estaduais Maria de Magalhães, Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente) e Vasco Santos, a municipal Auxiliadora Paiva e, uma particular, Colégio São Domingos.

 

 

 

Depois de várias atividades realizadas pelas escolas, os alunos de 10 a 15 anos interessados em fazer parte da academia juvenil participaram de uma redação e, dentre as 230, foram selecionadas 22. Então, os primeiros ocupantes escolheram em oficinas a educadora Leonilda Montandon Scarpellini como patrona da Ajule, o lema em latim (Scribère Per Maria Navigare Ad Infinitus/Escrever é navegar por mares infinitos) e o seu emblema, além dos seus respectivos patronos. A sigla Ajule remete ao verbo transitivo Ajular, que significa impelir o navio para julavento ou sotavento: “Metaforicamente, todos nós esperamos que esses jovens desbravem os mares da literatura em direção as suas metas de vida”, destacou a AAL.  

 

 

Na composição da mesa diretora, estavam o presidente da Academia Araxaense de Letras, Marcio Antonio Paula Duarte; a acadêmica Maria de Lourdes Bittencourt de Vasconcellos, idealizadora e coordenadora do processo de formação da Ajule; a presidente da Fundação Cultural Acia e diretora da escola de línguas Cultura Inglesa,Valda Eurides Alves Sànchez, e as representantes das instituições participantes.

 

Fotos: João Lima

 

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia