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Colégio Dom Bosco conquista 1º lugar no Prêmio Construindo a Nação
24/11/2014, às 10:30:57

 

O Colégio Dom Bosco com o projeto Somos da Cor, focado na valorização das culturas negra e indígena, obteve o 1º lugar no Prêmio Construindo a Nação. O projeto criado pela Inspetoria São João Bosco para as escolas de sua abrangência é desenvolvido no colégio araxaense através de inúmeras atividades pedagógicas. O projeto iniciado no colégio em março de 2013 tem como principais objetivos valorizar a importância das culturas negra e indígena na formação da identidade do Brasil, educar para a igualdade étnico-racial e o respeito ao próximo, fluir os valores salesianos no ambiente escolar, incentivar o gosto pela leitura e o protagonismo dos jovens. O Somos da Cor envolve todas as disciplinas e os alunos do ensino fundamental II e ensino médio, sendo que este ano começa a se estender também às turmas do ensino fundamental I. Nos trabalhos realizados até agora nota-se a riqueza e a diversidade das ações, como produção de revistas, apresentações de capoeira, congado, maculelê, peças teatrais inspiradas nas obras de artistas negros, narração de histórias e seminários.

 

Para o educador Adilson de Paula, um dos coordenadores do projeto no Dom Bosco, o Somos da Cor foi um divisor de águas na escola. Adilson esclarece que um dos objetivos ao ser criado era a implementação da lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no Brasil. “O Somos da Cor fez isso de maneira prazerosa e dinâmica. O diferencial desse projeto é a sua elasticidade e abrangência. Os assuntos tratados estão alinhados aos conteúdos escolares e acrescentados, a rigor do educador, à atualidade”, destaca. Segundo ele, outro ponto essencial para o projeto é o trabalho em conjunto dos professores em cada disciplina que nunca perde de vista o todo. “Para desenvolver um projeto com essa envergadura, a Equipe Pedagógica tem de estar alinhada à proposta, pois não se trata de uma ação isolada e hermética, ela fundamenta-se numa proposta muito superior que é a valorização e o fomento às práticas inclusivas”, explica.

 


Conscientização e protagonismo
O coordenador ressalta que mais do que uma campanha ou um programa isolado de conscientização, o Somos da Cor ajuda a fortalecer a escola como uma instituição que educa para a igualdade e a cidadania. A diretora Maria Leonete Rosa destaca que a proposta é contribuir para combater preconceitos que estão nas raízes da história do Brasil. “Acredito que ao trabalharmos a valorização da pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos de outros povos e nações, estamos construindo estratégias pedagógicas para a valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnico-racial arraigada na história de nosso país e até mesmo no mundo”, afirma. Ela acrescenta que a visão crítica dos alunos e o interesse pela cultura brasileira podem ser considerados um reflexo positivo do que o projeto vem agregando nos últimos anos. “Percebo que tanto educadores como os educandos passaram a valorizar ainda mais as diversas culturas que formam nossa sociedade, contribuindo assim para desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, do raciocínio e do respeito ao outro, princípios estes tão valorizados na Pedagogia Salesiana”, diz.

 

A professora Joana Darc Vaz da Equipe de Coordenação destaca que o projeto estimula também o protagonismo dos jovens. Segundo ela, em reuniões de pesquisa e planejamento os alunos definem ações, ajudam na escolha dos temas e das atividades. “Quando é necessário captar recursos em algum trabalho, os jovens fazem eventos na comunidade escolar.” Ela acrescenta que o protagonismo também está presente na vivência dos valores aprendidos e no zelo pelo respeito no ambiente escolar. “Quando um aluno tece comentário preconceituoso em sala de aula, há uma repulsa dos demais que têm argumentos para rebatê-lo. Ao lerem sobre o assunto, os jovens levam questões para a sala de aula, perguntam e principalmente se posicionam diante de atitudes injustas”, afirma Joana.

 

Reconhecimento além da escola
Pela segunda edição consecutiva, o projeto Somos da Cor recebeu o prêmio Construindo a Nação oferecido pelo Instituto Cidadania Brasil. Neste ano, o Colégio Dom Bosco conquistou o 1º lugar nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio, foram premiadas a mostra cultural e a peça “Carolina em Preto e Branco”, inspirada na obra “Quarto de Despejo”, da escritora Carolina Maria de Jesus. O prêmio tem o objetivo de estimular, reconhecer e difundir ações em que os alunos sejam os agentes da mudança, na melhoria ou resolução de problemas das comunidades onde se inserem as instituições. Em 2014, concorreram ao prêmio 7.795 escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para a equipe do Colégio Dom Bosco, a notícia foi motivo de muita alegria e confirma que a escola salesiana está no caminho certo.

 

Perspectivas
Em 2015, o Colégio Dom Bosco pretende aprimorar ainda mais o projeto e seguir incentivando atividades em consonância com o Somos da Cor e o Projeto Educativo Pastoral da RSE. De acordo com a diretora Maria Leonete, a orientação é continuar a usar o Sistema Preventivo como “mola propulsora das ações educativas”. Segundo ela, são muitas as ideias que começam aflorar na equipe, como aproximar os alunos dos exemplos salesianos, como o do Santo da Juventude.  “As perspectivas são as melhores possíveis. Pretendo trazer a história de Dom Bosco para a sala de aula como um modelo de valorização do outro como cidadão e de formas concretas de ação que fizeram a diferença”, adianta a professora Joana.

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