Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
SS001023_19274_Brasil-Mais-Competititvo_banner-Sindijori_728x90px_v1 (1)
Marcus Paulo lança livro útil à comunidade jurídica
27/11/2014, às 09:48:15

 

O livro “Manual do Promotor de Justiça – Teoria e Prática”, editora JusPodivm, dos coautores Marcus Paulo Queiroz Macêdo e Anderson de Castro Ogrizio, foi lançado em concorrida solenidade realizada no Tribunal do Júri do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), às 18h do último dia 17. O promotor de Justiça, Marcus Paulo, recebeu amigos, familiares, colegas e representantes da comunidade na noite de autógrafos. É o segundo livro lançado por Marcus Paulo, cuja atividade de escritor é totalmente vinculada ao seu trabalho no Ministério Público (MP). Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, ele é promotor de Justiça há mais de 13 anos, com mestrados em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (SP) e em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavide, em Sevilla (Espanha), onde é doutorando em Ciências Jurídicas e Políticas. “Eu escrevo tentando pensar o Ministério Público brasileiro, melhorar o meu próprio trabalho, mas também contribuir com a instituição como um todo. Para as pessoas que vão entrar ou estão na instituição e para as que se preocupam com a sua atuação”, diz.

 

 

Autor de mais de 20 artigos jurídicos publicados em revistas especializadas e de um livro sobre o Inquérito Civil e o MP lançado em 2012, ele foi convidado pela Editora JusPodivm para escrever o manual, onde procura repassar a sua experiência e os seus estudos. “Eu acredito que a teoria sem prática é inócua; e a prática sem a teoria não se sustenta. Eu tentei aliar nessa obra a teoria e a prática, mostrando como eu acredito que deve ser a atuação do Ministério Público com vários suportes doutrinários para isto também”, explica. Segundo ele, mesmo durante mestrado realizado no exterior durante 2013, manteve o foco na realidade brasileira. “Com o olhar europeu, mas tentando ver de fora o que o Ministério Público pode fazer para melhorar a qualidade de vida e a defesa do cidadão brasileiro, que nossa Constituição da República tão bem prevê, e tornar a nossa sociedade mais livre, justa e solidária. Eu acredito que o Ministério Público tem uma grande parcela de contribuição para dar nessa emancipação social”, afirma.

 

 

O lançamento
O público lotou a sala do Tribunal do Júri para o lançamento do livro por Marcus Paulo, no dia do aniversário dele. A solenidade foi aberta com a apresentação do Quinteto de Cordas da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo que executou dois clássicos. Em seguida, o reitor do Uniaraxá, professor Válter Gomes, que também era aniversariante do dia, agradeceu e cumprimentou os presentes. “É um grande prazer recebê-los e peço licença ao promotor Marcus Paulo que é o verdadeiro anfitrião da noite para dar-lhes as boas vindas a este ambiente acadêmico. O que seria da academia se não fossem os livros e, tão especial é este momento, ao percebermos que o Dr. Marcus Paulo lança um livro que temos a certeza será também um grande serviço para a comunidade porque traz esclarecimentos sobre todas as áreas de atuação do MP”, disse Válter.

 

 

Ao usar a palavra em nome dos presentes, a amiga e colega de trabalho, a promotora de Justiça, Mara Lúcia Silva Dourado, referiu-se ao Marcus Paulo como “excelente profissional, exemplar, um grande defensor da coisa pública”. “O Dr. Marcus Paulo busca esse fôlego, o descanso, no estudo. É a segunda obra que ele lança e que vem em benefício da própria instituição, então, mesmo descansando ele não esquece do Ministério Público.” Ela disse da certeza de que o livro vai contribuir não só com os colegas promotores de Justiça, mas sobretudo com os estudantes.

 

 

“A maioria das pessoas atua de forma ética, responsável e solidária e nós temos que acreditar nisto e nunca desistirmos, para construir um mundo melhor, em que as coisas ruins não preponderam sobre as coisas boas”, disse o autor. A esposa, Elisa, agradecer toda a comunidade araxaense que apoia o trabalho dele e reconhece toda a sua luta do Ministério Público. “Não só do Marcus Paulo, mas de toda a instituição”, completou. Segundo ela, sente-se muito honrada porque diariamente acompanha o trabalho dele que estava naquele dia realizando mais um grande sonho. “A dedicação, o estudo, a perseverança, a gente sabe de toda a luta e este momento é muito especial para as nossas famílias.”

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia