Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
Natação de Araxá conta com técnico da Seleção Brasileira
29/11/2014, às 10:16:56

 

Vários atletas da Mergulho já ganharam destaque especial no cenário brasileiro e mundial de natação, como por exemplo, Estevão Borges de Ávila, José Filho e Florence Alves, que inclusive foram esportistas da Seleção Brasileira e levaram o nome de Araxá a vários pódios pelo país e exterior. Agora Araxá conta com um reforço na formação de atletas de alto nível através da Mergulho e o técnico que tem passagem pela Seleção Brasileira de Natação, o professor Ednaldo Herculano de Miranda Junior, mais conhecido como Manno. Ele foi convidado pela escola de natação para ser o treinador de seus alunos e chega a Araxá com uma vasta experiência e um currículo que marca uma nova etapa esportiva na região.

 

 

O professor Manno é graduado em Educação Física, com especialização em Natação de Competição, e pós-graduado em bases científicas de natação e hidroginástica. Ele já publicou duas edições de um livro na área aquática em parceria com o ex técnico da Seleção Olímpica do Brasil, professor Alberto Bernardo Klar. Manno também foi professor em diversas universidades e, como treinador, já atuou pela Seleção Brasileira Absoluta angariando diversos títulos e troféus com alguns dos principais nadadores do país, como o medalhista olímpico Gustavo Borges. Dentre seus títulos como treinador, constam dezenas estaduais, brasileiros e sul americanos, com vários recordes nestas competições. Além das categorias absolutas, ele também trabalhou como técnico chefe da Seleção Brasileira de Deficientes Auditivos.

 

 

O projeto de Manno para Araxá é composto por etapas de curto, médio e longo prazo, como o desenvolvimento de projetos para o Ministério dos Esportes, lançamento do seu novo livro e projetos sociais para alunos carentes em situação de risco. Num primeiro instante, ele busca proporcionar a instrução e aprimoramento dos atuais professores da Mergulho em uma nova atividade de nado chamada Multinatação, que é um método aquático funcional composto de ampliada variação de movimentos que valorizam a lentidão e o detalhe técnico de cada gesto e microgesto, onde cada parte do corpo é pensada de forma isolada, o que resulta numa estética diferenciada. “Vejo a multinatação do professor Manno em um patamar acima do que já atingimos como profissionais. A multinatação é um trabalho sem limites em que todos os praticantes de qualquer idade podem ter acesso à tão engenhosa ideia. Usei e uso com minhas equipes de natação com sucesso. Chegou a hora de estudarmos mais a fundo esta ideia que já é uma verdade para grandes campeões de natação e para mim, pessoalmente”, diz o professor Klar sobre esse novo método que começa a ser aplicado para alunos de Araxá. Ele que é um dos mais destacados treinadores da história da natação brasileira, ex supervisor técnico da Seleção Brasileira Olímpica de Natação, treinador campeão mundial de natação, autor de diversos livros e ex treinador do nadador Gustavo Borges.

 

 

O empresário araxaense Mauro Maniglia que é o responsável por essa parceria da Mergulho afirma que a presença do Manno significa uma excelente perspectiva de inovação para a natação araxaense. “Através de seu método exclusivo, a Multinatação, seremos capazes de proporcionar aos nadadores em geral uma experiência fantástica de novas maneiras de praticar uma excelente atividade física. Além disso, com todo seu conhecimento e experiência como técnico de seleção brasileira, vamos trabalhar para termos natação de alto rendimento em nossa cidade, o que é algo totalmente novo para a nossa história”, destaca.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia