Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
SS001023_19274_Brasil-Mais-Competititvo_banner-Sindijori_728x90px_v1 (1)
Livro sobre o “Licinho da cerâmica” é lançado em Araxá
01/12/2014, às 07:04:07

O livro “O Ceramista”, da jornalista Márcia Ribeiro Borges, será lançado em Araxá às 19h30 de terça-feira, 9, na sede da Academia Araxaense de Letras (AAL). Márcia conta a história de vida do pai dela, Wilson Ribeiro Borges, conhecido em Araxá, a sua terra natal, como o “Licinho da cerâmica”. “O livro traz a revelação de uma trajetória empreendedora e ousada de um jovem que sonhou grande num tempo de guerras, preconceitos ferrenhos e injustiças sociais; quando a agiotagem andava solta e era uma profissão rentável e legalizada no Brasil...”, conta.   


“Ele não deixou inimigos na terra, era um homem de muitos amigos, culto, jamais se esmoreceu diante de problemas, era religioso e devoto de N. S. Auxiliadora”, diz a autora. Segundo ela, os primeiros rascunhos da biografia do pai foram feitos, ao punho, por ele próprio. “Depois, cansado das vibrações emocionais por voltar ao seu passado de plangentes histórias vividas, ele preferiu responder perguntas de sua filha que desejava saber o que o levou a perder um patrimônio respeitável: 600 lotes; duas fazendas, sendo um sítio na bacia do Barreiro para extração de barro; uma cerâmica com 16 mil m² e inúmeras casas de aluguel etc.” No livro de quase 500 páginas, Márcia também conta sobre a sua facilidade musical, era bandolinista e tocava vários instrumentos.


Ela diz que mesmo esquivando-se e não querendo responder nada, talvez com o seu “faro jornalístico” conseguiu arrancar de seu pai importantes revelações. Márcia acrescenta que isso foi possível depois de conversas que teve com ele na casa dele em Araxá, dois anos antes dele falecer. Ela diz que prometeu ao pai que só revelaria as informações depois de 20 anos de sua morte, o que prometeu e cumpriu. “Ele faleceu há duas décadas e só agora resolvi publicar as memórias no livro intitulado “O Ceramista”, por ele ter escolhido essa profissão e ter feito dela seu maior baluarte nesta vida.” Aos 75 anos, Licinho faleceu em de infarto, sofrido depois de uma cirurgia para realizar apenas uma ponte de safena num hospital e Ribeirão Preto-SP, 25/10/1995.


Lançamento: “O Ceramista”
- 498 páginas, mais de 70 fotos inéditas em PxB
Autora: Márcia Ribeiro Borges
Terça-feira, 9, 19h30
Academia Araxaense de Letras (AAL)

 

Texto corrigido 2014-12-01 12:17:44

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia