Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
SS001023_19274_Brasil-Mais-Competititvo_banner-Sindijori_728x90px_v1 (1)
Educadores de Araxá participam de capacitação
02/12/2014, às 07:33:22

 

Ampliar o olhar para a construção dos espetáculos, trocar ideias e experimentos, aprender sem limites de ousar. Esses foram os objetivos do Workshop do TIM ArtEducAção, que levou cerca de 70 profissionais das 13 cidades atendidas pelo programa a participarem das oficinas de cenografia digital, maquiagem, iluminação, figurino, cenografia e adereçaria. O encontro aconteceu entre os dias 21 e 22 de novembro no Centro de Produção Técnica da Fundação Clóvis Salgado, na Vila Marzagão, em Sabará (MG). Para os articuladores e arteducadores do TIM ArtEducAção, foi uma excelente oportunidade de aprendizado e de reciclagem das habilidades artísticas.

 

Durante a formação, respeitados profissionais em suas respectivas áreas de atuação, como a cenógrafa e artista plástica Myriam Menezes, a maquiadora, Regina Mahia, o figurinista e cenógrafo, William Rausch, o artista técnico, Wladimir Medeiros, a diretora de arte e cenografista, Bruna Christófaro, e o designer gráfico, Fabiano Fonseca, capacitaram os arteducadores por meio das oficinas de adereçaria, maquiagem, figurino, iluminação, cenografia e cenografia digital. Participaram do workshop integrantes do programa das áreas de dança, circo, capoeira, teatro, percussão, contação de histórias, literatura e arte digital, artes plásticas  das cidades de Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Ponte Nova, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

 

A Ópera Aída foi o tema escolhido para as atividades dessa edição do workshop do TIM ArtEducAção. Dentro deste tema, os arteducadores retrataram, com o auxílio dos profissionais, por meio de encenação, a história de vida da escrava Aída. O resultado final dos trabalhos foi apresentado no último dia do workshop, durante uma encenação. Os personagens se vestiram com roupas criadas durante a oficina de figurino e os adereços confeccionados na oficina de adereçaria complementaram o visual. Os recursos de maquiagem aprendidos nas oficinas foram fundamentais para caracterização típica dos personagens egípcios e etíopes. No palco, o cenário foi elaborado pelos participantes da oficina de cenografia, com auxílio dos que participaram da oficina de arte digital e dos conhecimentos adquiridos na oficina de luz e iluminação, resultados que fizeram diferença.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia