Menu
Digite pelo menos 2 caracteres!
Um grupo de dez alunos do 7º ano da Escola Estadual Rotary, situada no bairro Urciano Lemos, iniciou um trabalho de educação ambiental coordenado pela professora de Ciências, Valquiria de Jesus Bruno Pereira, que pretende melhorar o paisagismo do ambiente escolar. Outro projeto desenvolvido na escola, por alunos do 9º ano e do ensino médio, deixa o ambiente escolar mais colorido com as pinturas feitas nos muros e paredes do pátio. Valquíria que é professora na escola há cinco anos na disciplina Ciências, para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, decidiu contar com a parceria de um grupo deles para fazer um trabalho voltado para a área de educação ambiental. “Eu faço um curso da UFMG e, como sou bióloga e trabalho com ciências, quis catalogar as plantas existentes na escola, em parceria com os alunos. Juntos, realizamos o projeto na escola que tem muitas plantas e árvores. E agora temos outro projeto, porque eles querem plantar”, conta. Segundo ela, os alunos sugeriram que fossem plantadas rosas na escola e, então, já estão pensando num novo projeto para o plantio das áreas verdes existentes no espaço no ano que vem. “Primeiro, vamos pesquisar e fazer um levantamento do que a gente tem e, como ainda têm áreas para plantar, vamos trazer as mudas de rosas a pedido dos alunos”, diz a professora.
Ela explica que para fazer o herbário os alunos colheram várias espécies de plantas existentes na escola, inclusive o capim. “O projeto foi de muito proveito, porque eles se dedicaram e vieram de manhã à escola, porque tem o horário para fazer essa coleta. Não pode estar chovendo e a planta não pode estar molhada, então, a gente coletou por volta das 10h, quando o sol já tinha saído. Eles mesmos fizeram a coleta e a secagem das plantas, inclusive com as flores, de tipos diferentes de folhas. A partir desse trabalho, eles querem melhorar a área verde da escola que tem muito espaço para plantar. E eles querem plantar bastante coisas, como frutas. É um projeto que está começando e vai avançando com o tempo.”
Os alunos - Ana Flávia Sousa de Oliveira, 13 anos, diz que o trabalho foi legal. “Primeiro, cortamos as plantas, depois colocamos no jornal e prensamos com o papelão e linha. É importante conhecer o verde da escola.” Para Vitor Hugo de Souza Alves, 13 anos, também foi muito legal participar do projeto. “Ajudar a escola e fazer um estudo para poder ajudar todo mundo. Nós observamos como são as plantas, como é a secagem depois de colher, muitas coisas.” Micaela Cristina Gomes, 13 anos, relata como aconteceram as atividades. “Esse projeto, na verdade, pegamos um dia cortamos as plantas, tiramos o ar delas pondo no jornal, amarramos no papelão com cordão e deixamos dez dias secando. E depois, colocamos na folha chamex para ensinar os alunos sobre o meio ambiente. Agora, vamos plantar mais espécies.” Para Ketlin Freitas, 13 anos, foi uma boa experiência. “Porque estamos juntando esse grupo, para alguém saber um pouco mais do meio ambiente, ter mais cuidado com a natureza.”
Paisagem escolar - A Escola Estadual Rotary possui alunos no tempo integral, que passam todo o dia no ambiente escolar. Valquíria destaca a importância de todos que frequentam a escola se apropriarem desse ambiente, procurando melhorá-lo a cada dia. “Os muros estão sendo pintados pelos alunos, dando um novo estilo à escola. O projeto chama ‘Educar para a vida’, em parceria com as disciplinas de artes, física e inglês. As professoras ajudaram a riscar alguns desenhos, a escola comprou as tintas e os próprios alunos coloriram as paredes”, conta.