Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Sinplalto tem novo presidente
06/01/2015, às 08:14:43

 

O advogado José Oswaldo da Silveira assumiu a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) em substituição ao sindicalista Hely Aires que se afastou do cargo em dezembro passado, quando foi nomeado Ouvidor pela Prefeitura de Araxá. José Oswaldo que era vice-presidente assumiu interinamente o comando do Sinplalto.

 

Hely que continua na diretoria explica que o objetivo do seu afastamento é dar autonomia e transparência às ações do sindicato ao longo de 2015, principalmente quanto ao debate em torno da data-base do funcionalismo público municipal. Segundo ele, o Sinplalto inaugura o novo portal de comunicação com os servidores em fevereiro próximo, quando também será formada uma comissão para debater antigos projetos da categoria, como o Plano de Cargos e Salários e o reajuste salarial que serão formatados nos primeiros 60 dias deste ano. De acordo com o ex-presidente, existe o compromisso do prefeito Aracely de Paula e da vice-prefeita Lídia Jordão de implantar projetos em benefício dos servidores públicos.

 

“O prefeito Aracely fez o convite para assumirmos a função de Ouvidor Municipal, com liberdade em implantar projetos fundamentais para que a população araxaense participe efetivamente do crescimento da cidade. Um grande desafio para quem sempre teve uma militância política na cidade. Uma oportunidade que venho esperando durante todos esses anos de vida pública”, diz. Ele acrescenta que mesmo sendo um grande desafio pessoal, não poderia deixar a presidência do Sinplalto sem a certeza de que a categoria seja finalmente reconhecida e valorizada pela administração municipal. “O compromisso feito pelo prefeito e a vice-prefeita que projetos em benefício aos servidores públicos serão implantados já no primeiro semestre de 2015 pesou na decisão”, ressalta.

 

De acordo com Hely, novo presidente do Sinplalto terá a responsabilidade de conduzir as negociações em torno da data-base dos servidores municipais. Ele destaca que embora o estatuto do Sinplalto permita acumular o cargo de presidente com o de uma função na prefeitura de Araxá optou pelo afastamento pela confiança conquistada junto aos servidores nos últimos anos. “E não podemos perder isso. O presidente interino do Sinplalto tem toda liberdade para manifestar a favor e contra as ações da administração municipal, inclusive mobilizar a categoria para promover manifestações, paralisações e greves quando achar necessário”, afirma Hely.

 

José Oswaldo afirma que o trabalho do Sinplalto continua e que os servidores podem esperar por grandes conquistas já no primeiro semestre deste ano. “Já ocupei o cargo de presidente em duas oportunidades e sei da responsabilidade que é representar mais de 4 mil servidores. A nossa primeira ação é manter toda a estrutura que conquistamos ao longo desses últimos 6 anos. Convênios, assessoria jurídica, site, mídias sociais, contato direto com a imprensa, enfim, tudo isso continua à disposição dos nossos servidores”, diz. Ele acrescenta que o prefeito Aracely tem consciência da defasagem salarial dos servidores públicos e da situação dos aposentados do Iprema. “Enfim, muitas das nossas reivindicações têm sido destacadas nesses últimos anos e não é segredo para ninguém. O novo governo municipal já sinalizou que projetos em benefício da categoria serão implantados e estamos ansiosos. As expectativas para 2015 são enormes, até porque estamos há menos de dois anos das eleições municipais e sabemos da nossa forma de decidir o futuro da nossa cidade”, completa José Oswaldo.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia