Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
20 anos do Clube da Cozinha
21/01/2015, às 07:28:14

 

Os 20 anos de atividades do Clube da Cozinha Araxaense (CCA) foram registrados numa revista intitulada “20 anos de muito sabor”. “Foi uma longa caminhada convivendo com pessoas especiais que com grande capacidade nos proporcionaram gratas recordações. O nosso clube é patrimônio de Araxá, desde a sua origem até os dias atuais vivenciamos uma série de reuniões e participações que alicerçaram nosso aprendizado na arte gastronômica”, citam o presidente Vitor Maneira e o 1º secretário Fernando Braga Araújo na apresentação da especial edição.

 

Na revista, são relembrados alguns pratos e sobremesas elaborados e saboreados com prazer e alegria pelos integrantes do clube, além da convivência entre os ex participantes, os atuais sócios e os auxiliares que são testemunhas desses momentos considerados inesquecíveis. “Pesquisamos nosso arquivo fotográfico e a presença de cada um em encontros memoráveis que retrocederam ao tempo, legando-nos uma convivência superagradável. Continuamos manuseando as panelas, os fornos e fogões, experimentando temperos e a cada dia um novo prato nos surpreende e nos revigora. O cheiro bom ainda reina e aquele sabor gostoso faz parte de nossas reuniões. Depois de 20 anos de funcionamento, o Clube da Cozinha continua pungente e entusiasmado, alicerçado por novas descobertas, companheirismo, boa comida, cerveja gelada e bom papo”, completam os diretores.

 

Fernando conta que o clube surgiu a partir de uma conversa com Rymer Duarte durante a despedida de solteiro do genro dele, Cid, na Fazenda São Mateuzinho. “São tantos os valores que temos em nossa cidade que seria oportuno reunir esses elementos amantes da arte gastronômica. A ideia amadureceu, fui pesquisando nomes e fazendo convites”, conta. O renomado editor de gastronomia, Eduardo Avelar, assina a abertura da revista. “Não se tratam apenas dos indescritíveis “velório do boi”, “destrincho do porco”, “paella caipira”, e de tantos outros pratos inusitados, bem humorados ou deliciosamente temperados, mas da receita principal que mais simboliza as tradições de nossas cozinhas. A generosidade e a hospitalidade do povo mineiro, ingredientes fortes e emblemáticos, tão comuns em cada recanto desse estado, que receberam e recebem no Clube da Cozinha Araxaense uma importante pitada do fermento da seriedade e do respeito à cultura de sua terra, o que fez crescer e ressaltar o verdadeiro e indissolúvel valor da fraterna convivência em torno da boa mesa”, cita Avelar.

 

Os fundadores - Os sócios fundadores do clube em atividade, além de Fernando, são José Antônio Borges, Roberto Lemos, Mauro Magalhães Maniglia, Emílio Carlos Pereira Valle, Domingos Sávio Borges, João Carlos Toledo Castellá e Vitor Maneira. Eles compõem o quadro de sócios atuais junto com outros dezesseis companheiros, Agenor Lemos Júnior, Olavo Carvalho Júnior, Sérgio Akel Valle, Roberto Abdanur, Álvaro Maneira Júnior, Daniel Natal Botelho, Clóvis Barreto, Walter Soares dos Reis, Alexandre Rodrigues Fontes, Marco Aurélio Guimarães, Jaime Sanchez Rojo, Jonathan Re-naud Oliveira Ferreira, Leandro Martins Pereira, Gabriel Valle Abrahão, Leandro Altino Soares, Wilton Cláudio Ramos e Vinicius Duprat. A revista ainda registra os nomes dos demais sócios fundadores, dos ex sócios, dos sócios beneméritos e dos falecidos e ainda de sessenta convidados para as reuniões realizadas ao longo desses anos. A retrospectiva informa as participações do clube em eventos desde a sua fundação, em 18 de março de 1993, como no Encontro Nacional Pró-abertura dos Cassinos realizado em maio daquele ano, no Grande Hotel do Barreiro, com Churrasco do Boi Inteiro para o público presente e em todas as edições do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá. Também são citados dez locais onde foram realizadas reuniões festivas. Nesse período, o CCA publicou dois livros, “Os Goumerts de Araxá” e as “100 Melhores Receitas”. O CCA foi declarado de utilidade pública pela Câmara Municipal de Araxá em junho de 2013.

 

As reuniões do clube realizadas com o objetivo de resgatar e reinventar a culinária mineira seguem uma organização: a leitura da ata anterior, a discussão da pauta entre os associados conduzida pelo presidente, a escolha dos gourmets responsáveis pelo próximo encontro, serviço de tira-gosto e bebidas, serviço de entrada (saladas), prato de sustentação, sobremesa, registro fotográfico, aulinha pelos gourmets do dia e encerramento. Esse ritual em torno da boa mesa é prazerosamente cumprido pelos sócios. “Esse clube congrega gourmets araxaenses que têm como hobby a culinária. São empresários, profissionais liberais bem sucedidos em suas áreas de atuação que se associaram numa curtição saudável, com intuito de divulgar e preservar nossa inigualável cozinha”, diz Fernando. Segundo ele, a culinária araxaense é farta, simples, saborosa, sem retoques e artifícios – “é uma cozinha autêntica”. Ele cita que a gastronomia local foi influenciada pelas iguarias dos escravos à base de milho e mandioca, as quitandas das grandes propriedades rurais, a cozinha das colônias sírio-libanesas e italiana das famílias radicadas na cidade, além do cardápio do Grande Hotel desde a época de sua inauguração em 1944, marcado pelas sobremesas e molhos da cozinha francesa.

 

A revista enumera 22 pratos salgados e 23 sobremesas da cozinha araxaense, presenteando os leitores com várias receitas, citações e memoráveis fotos dos sócios e dos pratos feitos por eles durante as reuniões. A imagePRO assina a criação, diagramação e editoração eletrônica da edição, Fernando Braga de Araújo a elaboração de textos e a Gráfica São Geraldo a impressão, além da equipe que também compõe a ficha técnica junto com a comissão organizadora e os colaboradores. As fotos do miolo são do arquivo do CCA e da capa e contracapa de João Lima. A iniciativa conta com o apoio cultural da Companhia Brasileira de Mineração e Metalurgia (CBMM).

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia