Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
Carnaval dos 150 Anos começa com roda de samba
12/02/2015, às 08:59:23

 

A Secretaria Municipal Especial de Turismo e Eventos informa sobre o andamento dos preparativos para a realização do Carnaval de Rua de Araxá, na av. Getúlio Vargas, Centro. “O nosso Carnaval vai ser diferenciado, em um ponto central para integrar toda a comunidade. E a questão da segurança está sendo cuidadosamente tratada, é um ótimo efetivo que teremos para garantir um evento tranquilo para o araxaense e público da região”, afirma a secretária, Régia Côrtes.

 

 

 

Segundo ela, reuniu-se com representantes da área de segurança do município para fazerem um trabalho integrado durante o evento que acontece entre os próximos dias 14 e 17, no trecho da av. Getúlio Vargas entre a rua Almeida Campos e a av. Senador Montandon. Estavam presentes, os representantes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Ouvidoria Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Presídio Regional, Consep, Cerad e da empresa especializada em segurança. Régia destaca que o efetivo total para a segurança durante os quatro dias de Carnaval contará com 105 pessoas. “Vale lembrar que não será permitido o uso de objetos de vidro ou outros que tenham material perfurante, serpentinas, fogos de artifício, sprays, lança-espumas, paus de selfies e demais materiais que possam comprometer a segurança dos foliões”, acrescenta.

 

 

150 anos - “É um trabalho de resgate do Carnaval de Rua para destacar a nossa gente, o nosso Sesquicentenário que será abordado pelas escolas de samba, a nossa cultura”, ressalta a secretária. Ela informa que a avenida receberá as escolas de samba Samba Cinderela, Acadêmicos do Santo Antônio, Unidos de São Pedro, Nascente Unidos do Morro e Clube União no sábado, 14, quando acontece a abertura oficial do evento a partir das 20h, e também na segunda-feira, 16. Régia acrescenta que no domingo, 15, acontecem os shows com as bandas Os Arachás e 100% Chinelinho e, na terça-feira,17, com Swing Bala e Pra Sambar.


Estrutura - A montagem da estrutura começou na terça-feira, 10, com três blocos de arquibancada, camarote, palco, praça de alimentação e sistema de iluminação, sendo que quarenta homens trabalham no local. O trânsito já está impedido em uma das pistas da av. Getúlio Vargas que foi reservada para a estrutura, no sentido av. Senador Montandon até a rua Almeida Campos. Na pista de cima, no sentido aos bairros, o trânsito está liberado e só ficará impedido no horário de realização do evento, onde as escolas irão fazer o desfile.


Pré-carnaval com roda de samba - Régia destaca que outra novidade é a realização do  Pré-carnaval com roda de samba composta por integrantes de diversos grupos da cidade, nesta quinta-feira, 12, a partir das 20h, no teatro municipal. Os ingressos gratuitos são limitados e retirados na hora do evento.


Feira de Artesanato - Os artesãos e doceiros de Araxá que expõem seus produtos na feira de artesanato que acontece periodicamente na galeria do Grande Hotel do Barreiro estiveram reunidos na tarde de segunda-feira, 9, na prefeitura. A reunião de trabalho conduzida pela secretária contou com a participação de todos os artesãos e do vereador Fabiano Santos Cunha que tem sido representantes deles há algum tempo. A principal pauta do encontro foi a realização da feira no feriado do Carnaval, uma reivindicação de todos os participantes porque a data é uma das mais esperadas por eles. Os detalhes foram acertados junto à secretaria e Fabiano agradeceu o empenho de Régia em nome dos artesãos. Também foi acertada a data de 6 a 8 de março próximo para que os artesãos possam organizar a feira no pátio do Grande Hotel, aproveitando o concorrido evento de mountain bike que acontece anualmente. Os artesãos ficaram responsáveis por eleger um representante para estar junto à secretaria de eventos para a organização de mais uma feira. O vereador disse que continuará acompanhando de perto as reivindicações dos profissionais do artesanato e doces na cidade, dando todo o suporte necessário.

 

 

FCCB abre o Carnacultura - A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) abriu oficialmente a 10ª edição do projeto Carnacultura na tarde de terça-feira, 10, no Museu Calmon Barreto, com a participação do Grupo Reviver do Sesc Araxá. O objetivo é destacar as tradições do Carnaval que é a maior expressão cultural do país. com lazer e entretenimento. O evento acontece até esta quinta-feira, 12, com palestras sobre o Carnaval e oficinas de máscaras ministradas pelo artista plástico Tancredo Borges Guimarães e monitores. A presidente da FCCB, Belma Nolli, destaca que os trabalhos realizados pelo grupo estarão expostos no Museu Calmon Barreto entre os dias 13 e 19 deste mês.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia