Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
banner_pma]  
Missão participa de evento em SP focada em startups
20/02/2015, às 06:08:45

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Parcerias (Sedep), Leandro Haddad, acompanhado pelo empresário Márcio de Amorim que é proprietário de uma empresa instalada na incubadora do Cefet - Júlio Dário, fizeram uma visita técnica à Feira do Empreendedor do Sebrae, realizada no pavilhão do Anhembi, em São Paulo, com o objetivo de captar novos negócios.


De acordo o secretário, a intenção foi a de estabelecer possíveis parcerias com grupos financeiros focados em Startups (empresas novas). Segundo ele, no estande da Startup World, os araxaenses conheceram representantes da General Eletric (GE), da embaixada do Canadá e da Universidade de Campinas (Unicamp). Durante o evento, o empresário Márcio foi convidado pelo Sebrae para apresentar a sua ideia de negócio que é direcionada à área de saúde. Após a apresentação, dois grandes grupos apresentaram interesse na patente do seu equipamento voltado para cuidados médicos.


Ainda em São Paulo, a comitiva visitou a Aceleratech, considerada a melhor aceleradora da América Latina, onde foram analisadas as condições para apoio financeiro, assim como a Vox Investimentos que é um fundo de participação administrado por Antonio Ermírio de Morais Neto. Leandro aponta que outro contato importante foi estabelecido com Ricardo Cavallini, um dos pioneiros no Brasil no movimento “Makers”. Segundo ele, esse movimento poderá ser implantado em Araxá com o objetivo de difundir a cultura empreendedora da cidade.

 

 

O que é uma startup - Empresas que criam modelos de negócio altamente escaláveis, a baixos custos e a partir de ideias inovadoras são startups. O termo designa uma empresa com um histórico operacional limitado, geralmente recém-criada e que está em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercado e tornou-se popular internacionalmente durante a “bolha da internet”, quando um grande número de empresas pontocom foi fundado.


Uma startup é uma empresa até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Por estar implantando uma ideia no mercado, outra característica desse tipo de empresa é possuir risco envolvido no negócio. Apesar disso, são empreendimentos com baixos custos iniciais e são altamente escaláveis, ou seja, possuem uma expectativa de crescimento muito grande quando dão certo. Algumas empresas já solidificadas no mercado e líderes em seus segmentos, como o Google, a Yahoo! e o Ebay, também são consideradas startups.


Essas empresas, normalmente de base tecnológica, possuem espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador. Esse modelo é a maneira como a startup gera valor, ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. Um exemplo é o modelo de negócios do Google que se baseia em cobrar por cada click nos anúncios mostrados nos resultados de busca. Outro exemplo seria o modelo de negócio de franquias: o franqueado paga royalties por uma marca, mas tem acesso a uma receita de sucesso com suporte do franqueador e, por isto, aumenta suas chances de gerar lucro. Startups não são somente de internet, onde são mais frequentes porque é bem mais barato criar uma empresa de software do que uma indústria.

Fonte: Wikipédia - a enciclopédia livre.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia