Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Campanha Vá ao Teatro 2015
26/03/2015, às 07:09:52

 

A Campanha Vá ao Teatro completa 22 anos na edição de 2015, com apresentações em Araxá e em Goiânia (GO), de grandes produções nacionais e espetáculos premiados. A abertura da campanha em Araxá acontece neste domingo, 29, às 20h, no Teatro Municipal, com o espetáculo “Conatus - A essência do ser”. Idealizada na década de 1990, com a primeira campanha de popularização do teatro e artes cênicas em geral, hoje a iniciativa dos irmãos Joãozinho Uirapuru e Waldemar Silva chega a outras regiões do país e em palcos de capitais, como Goiânia. “Criado numa época sem muitos incentivos, a campanha sobrevive até hoje pelo nosso entusiasmo e garra”, avalia Joãozinho. Ele acrescenta que no decorrer deste tempo também conseguiram apresentar espetáculos com produção totalmente araxaense, desde a criação do texto até a elaboração final, em intercâmbio com artistas regionais. Segundo ele, agora o projeto foi aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo Fiscal do governo federal e ainda está buscando parcerias para conseguir apresentar mensalmente os espetáculos que já estão agendados para este ano.


O retorno
O retorno da Campanha Vá ao Teatro começou por Goiânia e Goianésia, nos últimos dias 21 e 22, com o espetáculo “Por que os homens mentem?”, do clássico de Luis Fernando Veríssimo. Já em Araxá, a abertura é neste domingo, 29, com o espetáculo “Conatus - A essência do ser” e, no dia 10 de abril, a campanha apresenta um dos espetáculos mais elogiados e premiados em 2014: “Palavra de Mulher”. É um musical sobre a obra de Chico Buarque, com as atrizes Tânia Alves, Lucinha Lins e Virginia Rosa.  Joãozinho informa que outros grandes sucessos estão agendados para este ano em datas especiais e com programação ainda sujeita à alteração. Para saber mais detalhes sobre a Campanha Vá ao Teatro acesse o site www.campanhavaaoteatro.art.br Telefones para contato: (34) 8809-3058 e 9108-3978.

 

 

O espetáculo
“Conatus – A Essência do Ser” é uma produção da Crepúsculo Cia. de Dança que conta com o apoio do Ministério da Cultura e do BDMG. A companhia constituída em 1996 tem como referencial a pesquisa em arte contemporânea e é formada por dez bailarinos e cinco deles superam suas deficiências (sequelas de paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, deficiência intelectual e síndrome de down). Considerada uma das referências nacionais em dança contemporânea inclusiva, a Crepúsculo Cia. de Dança tem em seu currículo os seguintes espetáculos: “Tempos” de 2000, “Extensão” de 2002, “Afectos” de 2006 e “Conatus – A Essência do Ser” de 2010. A subjetividade de cada bailarino é utilizada como possibilidade de movimentos corporais que lhes são próprios. Eles atuam como intérpretes-criadores, buscando gerar novos sentidos e formas para suas vivências e experimentações. Essa atuação possibilita vivenciar sentidos esquecidos, valorizando o aprofundamento de toda expressividade corporal.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia