Menu
Digite pelo menos 2 caracteres!
Tecnologias e experiências da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) terão destaque durante a programação da 41ª ExpoAraxá, que acontece até o próximo dia 21, no Parque de Exposições Agenor Lemos. De terça-feira, 7, até esta sexta-feira, 10, o ônibus itinerante “Ciência Móvel”, que traz um pequeno laboratório para demonstração de pesquisas, apresentará curiosidades e publicações sobre tecnologias desenvolvidas pela empresa na região, como cafeicultura e olivicultura.
Nesta sexta-feira, 10, os pesquisadores Fernando Magalhães e Paulo Henrique Costa Paiva, do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, participarão como jurados da etapa regional do Concurso Queijo Minas Artesanal. Eles também vão apresentar uma degustação comentada sobre o queijo artesanal, mostrando as diferenças entre os atributos sensoriais (sabor, aroma, odor, e outros) em diferentes períodos de maturação - 10, 20, 30 e 40 dias. Fernando explica que a legislação exige que o queijo artesanal tenha, no mínimo, 22 dias de maturação para ser consumido. “Apesar disso, muitos têm o hábito de consumirem o queijo ainda fresco, o que não é indicado pelo fato de ainda haver muita umidade no produto, o que favorece a proliferação de microrganismos”, informa.
A ExpoAraxá considerada a segunda maior do país de gado Girolando também conta com a realização da Feira de Touros Gir Leiteiro do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais a partir das 8h esta quinta-feira 9. Criado em 2006, por meio de uma parceria entre Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, Epamig, Emater-MG, e IMA, o Pró-Genética tem como objetivo o aumento da produtividade, competitividade e sustentabilidade da atividade pecuária do país, incentivando pequenos produtores rurais a utilizar animais geneticamente superiores no cruzamento.
Encontro com produtores – O secretário estadual de Agricultura, João Cruz Reis Filho recebeu produtores rurais no estande do governo de Minas na 41ª ExpoAraxá, na tarde de terça-feira, 7. Até a próxima quinta-feira, 16, técnicos do sistema da Agricultura vão oferecer atendimento aos produtores rurais e participantes da feira. No estande, são apresentadas políticas públicas da agricultura como o Pró-Genética, Queijo Minas Artesanal, Pronaf, Defesa Sanitária e Campanhas de Vacinação desenvolvidas para o rebanho bovino. Outra atração é o Ciência Móvel, da Epamig, projeto itinerante onde são apresentados produtos resultados de pesquisas da empresa, como azeite, vinho e café.