Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm (1)
banner_pma
Av. Senador Montandon deve estar pronta até outubro
22/04/2015, às 08:20:30

 

O secretário municipal de Obras e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete de Souza, informa que as obras de revitalização da av. Senador Montandon iniciadas nesta segunda-feira, 13, devem estar concluídas até outubro próximo. Segundo ele, devem ser investidos R$ 3,2 milhões em recursos do governo do Estado e da Prefeitura de Araxá, que contemplam a retirada das palmeiras, novos asfalto, calçamento, sinalização e paisagismo. Ele destaca que o replantio de seis palmeiras e o plantio de mais 28 em substituição às que foram cortadas na avenida vão compor um memorial no centro administrativo que já está em execução.  



“Esse processo começou tão logo esta administração tomou posse e a gente deparou-se com um problema que era o das palmeiras. O prefeito Aracey de Paula convidou o grupo ‘Araxaenses Graças a Deus’ para discutir o assunto e nos incumbiu de desenvolver um projeto e avaliar a situação da efetiva necessidade de retirar ou não as palmeiras”, conta. Donizete acrescenta que a avenida é muito estreita, então para resolver o problema do trânsito que recebe 7 mil veículos por dia avaliou-se a necessidade de retirar as palmeiras do canteiro central. “A gente não pode abrir mão de duas faixas de circulação em cada sentido, além do estacionamento que também naquele local é imprescindível. Então, o prefeito explicou ao grupo a necessidade de remoção das palmeiras para ser resolvido o problema do trânsito ali”, explica. O secretário acrescenta que para a sobrevivência das palmeiras seria necessário ampliar o canteiro central, o que permitiria apenas uma faixa de trânsito em cada sentido da avenida.

 

 

“Nós, concordamos que realmente as palmeiras naquele local não teriam possibilidade de sobreviver na situação em que estavam e, então, fizemos a proposta de criar esse memorial. Essa foi uma negociação demorada, mantivemos contatos com o Ministério Público, com os promotores Dr. Marcus Paulo (Queiroz Macêdo) e Dr. Marcio (Oliveira Pereira). Esse processo demorou certo tempo e culminou com a proposição de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi o que possibilitou o encaminhamento da solução”, destaca. Donizete acrescenta que também foi superado junto ao promotor Marcus Paulo o empecilho que existia no sentido de que as palmeiras não poderiam ser doadas e qualquer tipo de alienação ocorresse através de uma licitação. “Nós encerramos essa questão com o Dr. Marcus e passamos a discutir com o Dr. Márcio os termos do TAC, assinado há poucos dias. Nessa proposta, temos o compromisso de transplantar entre seis e dez palmeiras, plantar a mesma quantidade que foi suprimida no centro administrativo, ou seja, 34, sendo seis transplantadas e 28 plantadas já palmeiras adultas. Além do plantio e criação do memorial, houve o compromisso também de plantar ainda mais três espécimes de árvores nativas para cada palmeira cortada”, esclarece.



Segundo ele, ainda não foram definidos os locais onde serão plantadas essas 84 mudas de espécimes nativas na área do centro administrativo. “Ainda vamos definir, com a Flora Urciano, com o prefeito Aracely e o arquiteto Marcello Machado”, diz. Donizete acrescenta que as seis palmeiras já foram transplantadas e as novas já estão sendo plantadas adultas, compondo o memorial.


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia