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Dicas do Procon Araxá para presentear as mães
07/05/2015, às 08:25:21

O Dia das Mães é a segunda melhor data do ano para as vendas no comércio, superada apenas pelo Natal. De acordo com o Procon Araxá, os itens mais procurados nesta época são roupas, calçados, eletrodomésticos, eletrônicos, joalherias, relojoarias, floriculturas e perfumarias. Em decorrência do maior movimento, para evitar problemas o Procon Araxá elaborou alguns dicas que merecem a atenção do consumidor que não que ter “dor de cabeça” ao presentear a mãe.
. Defina o que quer comprar antes de sair de casa.
. Se possível, faça pesquisa de preços pela internet. Desconfie se o preço estiver muito abaixo do preço médio praticado no mercado.
. Evite fazer as compras de forma apressada. Verifique o estado da mercadoria abrindo a embalagem e checando no local se está funcionando e se o número de peças e acessórios confere com as informações da embalagem.
. Se for realizar compras pela internet, verifique se o estabelecimento  ou site  possui reclamações formalizadas contra ele nos órgãos de defesa do consumidor. No site deve constar o endereço físico da loja, telefone para contato, email, razão social e CNPJ. Verifique ainda se aparece um cadeado na barra de endereços.
. Os preços informados em folhetos publicitários devem ser cumpridos.
. O consumidor tem direito às informações claras e precisas sobre “os diferentes produtos e serviços, com a especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem (art. 6º, Inciso III do CDC)”.
. O Preço à vista deve estar afixado através de etiquetas ou similares diretamente nos bens expostos à venda, independentemente de outra modalidade de pagamento.
. Se existir a opção de parcelamento, a mercadoria deve conter os dois preços: o total à vista e as parcelas. O lojista deve informar também quais são os juros praticados, número e periodicidade das prestações no caso de pagamento à prazo.
. Peça informações sobre a política de troca do estabelecimento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o estabelecimento comercial não está obrigado a trocar produtos. Entretanto, se o estabelecimento oferecer a possibilidade de troca deve cumpri-la e informar ao consumidor, no ato da venda, as condições de troca.
. Exija a Nota Fiscal, Manual de Instruções e Termo de Garantia dos produtos eletrônicos e eletrodomésticos.
. Exija a Nota Fiscal, pois é o documento legal que ampara o consumidor no caso do produto apresentar algum problema.
. O Código de Defesa do Consumidor garante o mesmo preço de uma mercadoria para qualquer opção de pagamento, seja em dinheiro, cheque ou cartão de crédito.
* Mais informações ou reclamações contate o Procon de Araxá, situado na rua Presidente Olegário Maciel, 143, com funcionamento das 10h às 16h, telefone (34) 3662-2444.

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