Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
banner_pma]  
Semana do Meio Ambiente
08/06/2015, às 08:19:05

 

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) iniciou uma série de atividades relativas ao projeto Ações Integradas ao Meio Ambiente, com o tema “Vamos Cuidar de Araxá”, nesta segunda-feira, 1º. As ações marcam a Semana do Meio Ambiente e também acontecem em comemoração ao sesquicentenário de Araxá. O objetivo é tornar a cidade como referência no enfrentamento dos problemas ambientais. O primeiro dia da semana iniciou-se com a realização de palestra sobre as Nascentes Urbanas de Araxá, com a professora de Hidrologia (ciência dedicada ao estudo das águas) do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), Juliana de Fátima Silva, ao lado de alunos do curso de Engenharia Ambiental, Raihany Achilley Ferreira, Amanda Borges, Isabela Veloso e Lucas Germano. O público-alvo foi os alunos do primeiro ano da Escola Estadual Armando Santos que assistiram palestra sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e medidas de conservação para nascentes urbanas. Dentre as dicas, o que foi destacado principalmente é a parceria entre moradores, escola, poder público, universidade, empresas, etc.

 

 

Durante a palestra, foi anunciado um estudo feito pelo IPDSA que aponta 17 nascentes que precisam ser cercadas no município. Também estiveram presentes, o auxiliar de Serviços Gerais, José Francisco Alves, e a engenheira Florestal, Larissa Veloso de Paula, ambos da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), além do sargento da Polícia Militar Ambiental, Heliton das Graças Figueiredo, e a educadora ambiental da Sala Verde, Márcia Almeida, que foram recepcionados pela diretora escolar Antônia Aparecida Ribeiro. Depois da palestra que representou a teoria da preservação ambiental, todos foram colocar tudo em prática caminhando para a nascente localizada nas proximidades da escola. A atividade ao ar livre foi o início do projeto “Mais fruta na mata”, com o passo a passo de um plantio em torno da nascente.



 

Na terça-feira, 2, a semana seguiu com a palestra sobre “Fiscalização ambiental: em busca da sustentabilidade”, para os alunos da Escola Estadual Dom José Gaspar, com a bióloga Roberta Neves Reis de Menezes e o fiscal Adercides Alves de Lima Filho. Na sequência, os estudantes visitaram uma área com irregularidade ambiental nas proximidades da escola para o acompanhamento do trabalho de fiscalização do IPDSA. Mais ações aconteceram na quarta-feira, 3, com palestra sobre a regularização de obras  com base na Lei Municipal de Uso e Ocupação do Solo (4.292/03), visita orientada à área verde no bairro Mangabeiras e elaboração de propostas para a campanha “Vamos cuidar de Araxa”. Os responsáveis por essas atividades foram a arquiteta Karem Costa Kelis do IPDSA e o fiscal de obras Paulo César de Menezes, tendo como público alvo os alunos do curso de edificações do Cefet.

 

 

Na segunda-feira, 8, acontece uma mesa redonda sobre regularização ambiental, com o tema “Orientações para o Licenciamento Ambiental”, com os expositores Franco  Cristiano da Silva Oliveira Alves que é superintendente da Supram, o promotor curador do Meio Ambiente, Márcio Oliveira Pereira, o advogado do IPDSA, Paulo Roberto Camargos e o tenente Monteiro da Polícia Ambiental, tendo como mediadora a engenheira Maria Lúcia. O público alvo são graduandos dos cursos de engenharia Ambiental, Civil e Agrícola do Uniaraxá, Copasa, IEF, Capal, Polícia Ambiental, Codema, Associação dos Ruralistas de Araxá, Reserva Ecocerrado, Bem Brasil, Vale, CBMM, Andaia, Ministério Público e secretarias municipais. As atividades seguem diariamente até a próxima sexta-feira, 12.

 




Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia