Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
banner_pma]  
Roberto, Aracely e Bosco tentam manter ambulantes no Barreiro
15/06/2015, às 08:46:57

 

O vereador Carlo Roberto Rosa está contando com o apoio do prefeito Aracely de Paula e do deputado estadual Bosco para sensibilizarem a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) a manter os ambulantes na área externa da Estância Hidromineral do Barreiro. A Codemig pode retirá-los a qualquer momento do local, conforme recente decisão judicial a seu favor transitada em julgado.  

A ação para retirar as barracas de artesanato, alimentos e bebidas e também o pessoal que aluga cavalos, charretes e bicicletas das imediações do Grande Hotel do Barreiro foi movida pela administração da Codemig há muitos anos, no decorrer do governo estadual anterior. “Como foi vencedora desse processo agora no final, já ganhou todos os recursos, pode acontecer da Codemig tirar de lá as barraquinhas de artesanato e alimentação, os cavalos, as bicicletas. Então, o nosso pedido é que não corte esse benefício. Nós sabemos que o brasileiro sai do Brasil para andar de cavalo em nova Iorque, na Espanha. Temos aqui em Caxambu, Poços de Caldas, Lambari, todas têm esse atrativo e Araxá não pode perder o que tem”, diz Roberto.  

O vereador agradece o prefeito e o deputado que o auxiliaram na reivindicação junto à Codemig. “O Barreiro é uma referência para o cidadão de Araxá que tem lá o seu local de lazer, para ir lá passear, fazer sua caminhada, andar de cavalo, bicicleta, pedalinho. Nós esperamos chegar num consenso com a Codemig, no sentido de deixar que o pessoal faça o seu trabalho, ganhe o seu dinheiro no final de semana, que permaneça esse atrativo que é tão comum na nossa cidade. Para o araxaense que vai lá no domingo tomar sua cervejinha, comer churrasco. Estou muito preocupado, mas eu tenho uma retaguarda que está nos ajudando e tenho certeza que vamos chegar num denominador comum.”

In loco - O diretor de Relação Institucional e Comunicação da Codemig, Marcus Gimenez, esteve em Araxá na última semana a convite do deputado Bosco, onde se inteirou de alguns pedidos para a cidade, como o relativo aos atrativos do Barreiro que são explorados por araxaenses e que existem desde a abertura do Grande Hotel. “Eles são muito utilizados por todos os turistas que vêm aqui e precisam ser mantidos. O que existe hoje é uma questão processual que está correndo na Justiça e que não é dessa atual gestão de governo, mas que precisa de uma ação positiva dele. Por isso, hoje tivemos a oportunidade de trazer a Araxá o diretor Institucional da Codemig para que pudesse in loco conhecer essas demandas e apresentá-las diretamente ao presidente, para que possa pensar com carinho e, sobretudo, estudar junto conosco uma saída para essa demanda apresentada agora que é a manutenção desses atrativos no Barreiro”, explica Bosco.

O deputado acredita que a questão vai demandar um trabalho minucioso, porque é preciso ter algum projeto de adequação das atividades desse pessoal até para atender as exigências que estão sendo feitas pela própria Justiça e pelo Ministério Público. “O que nós não podemos é deixar acabar, temos que ter um plano B, mesmo que sejam demandados alguns investimentos para que aconteça. Mas, como deputado estadual, estarei atendendo a demanda apresentada pelo vereador Roberto, respaldada pela Câmara Municipal e pelo prefeito, com um trabalho junto ao governo para que isso possa acontecer”, explica Bosco.

Aracely diz que a presença do representante da Codemig em Araxá já é resultado da ação do deputado Bosco. “Para ele ver in loco os problemas que estamos vivenciando aqui e os clamores da nossa população, principalmente dos moradores da nossa estância. Coincidentemente, estava hoje conversando com o Roberto que é um vereador da estância e um grande político nosso, quando consegui falar com o Bosco que estava com o representante da Codemig. E espero que ele tenha sentido que realmente o que nós queremos e cobramos para Araxá é muito pouco em face do que o município oferece à Codemig, que construiu em Belo Horizonte uma cidade administrativa gastando R$ 2 bilhões”, afirma o prefeito.  

Segundo ele, o que as lideranças políticas de Araxá pedem é atenção e respeito aos anseios conquistados ao longo de muitos anos pela população da estância. “E vamos aproveitar a sensibilidade do atual presidente da Codemig, somada à vontade e o conhecimento que temos com o governador Pimentel, para que tudo isso possa possibilitar que a nossa estância seja respeitada também nos seus anseios, são os mais simples e menores, mas por isto, são os mais importantes”, afirma Aracely.


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia