Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_banner
980x150
1° Seminário de Centros de Treinamento de Seleção é realizado pelo governo de Minas em Araxá
18/08/2011, às 07:56:31

 

   O 1º Seminário de Centros de Treinamento de Seleção (CTS) promovido pelo governo de Minas e Sebrae aconteceu na última sexta-feira, 12, em Araxá. Os técnicos Carlos Alberto Parreira e Francisco Maturana falaram sobre as características necessárias para um município acolher uma seleção de futebol durante a Copa do Mundo de 2014 que acontece no país.
   “Hoje, damos o pontapé inicial para levar a Copa de 2014 ao interior de Minas Gerais, que é uma das prioridades do governo em relação ao maior evento esportivo do mundo”, disse o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso.
   De acordo com Parreira, as seleções não estão atrás de luxo, mas sim de uma “hospitalidade eficiente”. Segundo ele, as seleções precisam de um hotel que ofereça segurança, privacidade e conforto. Ele acrescenta a necessidade de um campo de treinamento com condições perfeitas que possua vestiários para mais de 40 pessoas, arquibancada para 500 pessoas no mínimo e um espaço reservado para a imprensa. Parreira completa que também é preciso ter aeroporto próximo, que tenha condições para atender a mobilidade dos atletas e da comissão.
   Ele acredita que as cidades candidatas a CTS devem oferecer excelência em produtos e serviços. “Temos que ser sedutores nesse momento”, sustentou o técnico no seminário. “Dar muita visibilidade para as propostas, enviar materiais informativos de alto nível para os chefes das delegações e convidá-los para uma visita para mostrar o que temos de bom”, destacou Parreira.
   Ele elogiou o ritmo das obras em Belo Horizonte e disse que pelo o que tem o Estado está dentro do prazo exigido pela Fifa e terá o Mineirão pronto para receber a Copa das Confederações em 2013. “Isso é muito bom.”
   O colombiano Maturana foi enfático em relação ao mundial de 2014 quanto aos seus diferenciais. “Essa Copa trará um status diferenciado para a América do Sul. Todos nós estamos muito entusiasmados e temos a certeza de que será uma das melhores já realizadas. Acreditamos no compromisso dos brasileiros”, disse no evento.
   O seminário realizado no Tauá Grande Hotel recebeu cerca de 130 pessoas, dentre elas, representantes de vinte cidades mineiras que estão se candidatando a Centro de Treinamento de Seleções. Seis cidades já foram pré-selecionadas pela Fifa: Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia.

Segunda fase de inscrições
   A segunda fase de inscrições para CTS da Copa 2014 foi aberta no último dia 9 e os municípios interessados têm até o dia 16 de setembro próximo para enviar novas candidaturas. O processo de seleção será realizado em quatro etapas. Quem não for escolhido nesse segundo momento poderá se adequar e tentar novamente em 2012.
   No primeiro semestre de 2013, a Fifa pretende lançar um catálogo com no mínimo 64 opções de cidades, podendo chegar a 90. A definição dos locais de treinamento das 32 equipes é de responsabilidade exclusiva das comissões técnicas das seleções.

Pré-requisitos
    Com relação à infraestrutura esportiva dos campos, o Comitê Olímpico Local da Fifa analisa mais de cem detalhes técnicos, como sistema de abastecimento de água e energia, acessos para as equipes e imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, tipo de solo e drenagem.
    Os hotéis devem ter disponibilidade de no mínimo 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor. Algumas seleções podem precisar de cem quartos ou mais. O serviço de restaurante deve ser capaz de atender no mínimo 55 pessoas em estilo buffet e ficar reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima para cem pessoas.
    Outro critério é o aeroporto da região que deve permitir aeronaves de 120 passageiros e voos noturnos. De ônibus, o percurso entre hotel e aeroporto deve levar no máximo 60 minutos.

 

 

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia