Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
banner_pma]  
Biblioteca Viriato Correa realiza mais de 10 mil atendimentos no primeiro semestre
16/07/2015, às 08:33:42

 

“Já foi dito que ler é dar significado ao mundo, é viajar através das letras. Nesta viagem significativa, o leitor pode desvendar aventuras incontáveis adquirindo novos conhecimentos. A leitura é um momento de interiorização, de encontro com sentimentos e emoções que transformam a alma do leitor”, destaca a Biblioteca Municipal Viriato Correa que realiza um importante trabalho na divulgação de livros e promoção do acesso à leitura a todos os interessados.

Esse trabalho é realizado através de ações desenvolvidas por 46 colaboradores, nas cinco unidades existentes em Araxá: Biblioteca Pública Viriato Correa, Biblioteca Sucursal Professor João Rios Montandon, Biblioteca Sucursal Professor Luciano Curi em Itaipu, Biblioteca Sucursal Maria Santos Teixeira e Biblioteca Móvel Embarque nas Letras. Com 58 anos de existência, a biblioteca municipal já desenvolveu inúmeros projetos, como o Proler, Pic Nic Literário, Semana do Livro Infantil, lançamento de livros, exposições de obras de arte e literatura, Semana Nacional da Biblioteca, palestras com escritores e atores, dentre outros.

No primeiro semestre de 2015, já foram realizadas as seguintes ações de atendimento externo a usuários: pesquisa – 2.429; empréstimos – 3.856; acesso à Internet – 1.326; outros atendimentos como estudos para concursos e provas, leitura de periódicos, aulas reforço – 2.801. No mesmo período, foram catalogados 652 novos exemplares que enriqueceram o acervo. A biblioteca também faz um trabalho para recuperar os livros que são emprestados e que não são devolvidos, sendo que 21 foram devolvidos no primeiro semestre do ano. Com o constante manuseio dos livros, eles ficam desgastados e precisam ser restaurados, por isto, na biblioteca existe um setor próprio para este trabalho e 301 exemplares foram colocados novamente à disposição dos leitores nesse período.

 

 

Outro trabalho que merece destaque é a contação de histórias, que atende toda quinta-feira os alunos da E. E. Dr. Eduardo Montandon e, desde abril passado, toda quarta e sexta-feira os alunos do Centro Educacional Louis Braille (Celb). Outras escolas também usufruem da contação de histórias, como a E. E. Armando Santos, E. E. Pio XII, LBV e Creche Conceição Velasco. Após a contação, são desenvolvidas atividades com os alunos relacionadas ao tema que foi exposto. Outro trabalho com bom resultado é a campanha para adesão de novos leitores, e neste primeiro semestre do ano, foram cadastrados 291 novos usuários.

A biblioteca também desenvolve parcerias que merecem destaque, como a com o presídio estadual num trabalho de resignificação da vida, com os detentos e detentas. Neste semestre, já foram confeccionados trabalhos manuais para presente do Dia das Mães, que trouxeram alento tanto para quem fez, como para quem recebeu. Outras ações também foram desenvolvidas no presídio, culminando em belos trabalhos que serão entregues a cada detento. Junto com a Academia Araxaense de Letras, foi realizada uma noite de casos arranjados que levou um grande público à biblioteca, promovendo um encontro de escritores/atores araxaenses que, juntamente com o presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano, abrilhantaram o evento, trazendo alegria e descontração aos frequentadores do projeto Sempre Um Papo.

A sala Braille da biblioteca faz um grande acolhimento às pessoas de baixa visão, promovendo encontros com voluntários que fazem a leitura de textos e estudam com estes usuários para que alcancem bons resultados nas escolas que frequentam. A Biblioteca Móvel Embarque nas Letras existe desde 2000 e é composta de um ônibus adaptado que leva os livros aos mais variados setores da cidade, numa agenda previamente estabelecida, percorrendo todos os bairros, escolas e empresas que desejam fazer uso destes livros. A aquisição desse ônibus beneficiou especialmente quem gosta de ler e não tem oportunidade de ir até uma biblioteca, sendo um marco importante na educação da cidade.

O horário de funcionamento da Biblioteca Viriato Correa é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. As bibliotecas sucursais funcionam das 7h às 17h e a biblioteca móvel cumpre um itinerário previamente marcado.


Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia