Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
Araxá sedia o Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil
24/08/2011, às 08:56:05

 

   A abertura do VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil aconteceu na noite desta segunda-feira, 22, em Araxá (MG). Os resultados de trabalhos desenvolvidos há 14 anos pelo Consórcio Pesquisa Café foram ressaltados na abertura do evento que discute o cenário atual e as perspectivas futuras do agronegócio do café brasileiro.
   Na cerimônia de abertura, foram apresentados dois novos serviços do consórcio: o portal (www.consorciopesquisacafe.com.br) e o vídeo institucional de apresentação desse arranjo. Com o apoio do Consórcio Pesquisa Café, também foram lançados os livros “Café Arábica – Da colheita ao consumo” – segundo volume, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e “Infraestrutura mínima para produção de café com qualidade – opção para cafeicultura familiar”, de autoria do pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, Juarez Souza e Silva.
   O presidente da Embrapa, Pedro Arraes, abriu a cerimônia falando que o Consórcio Pesquisa Café criado em 1997 por iniciativa de dez instituições de pesquisa das principais regiões produtoras é um arranjo fantástico no sentido de unir esforços e competências em prol do agronegócio café brasileiro. “Neste momento, é hora de definir focos prioritários, uma agenda estratégica para os próximos dez anos, além de enfocar fortemente nos gargalos e investir em parcerias público-privadas.”
    O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Elmiro Nascimento, disse que este é um momento de muita importância para o café de Minas Gerais. Ele destacou a posição de Minas Gerais no contexto do agronegócio nacional. “Hoje, Minas Gerais detém quase 13% do agronegócio brasileiro. No Estado, o agronegócio representa um terço da riqueza gerada e o café sempre foi o carro chefe. O café é o segundo maior produto de Minas, perde apenas para a mineração.”
    O secretário concluiu parabenizando os participantes do simpósio: “Parabéns a vocês, que cada vez mais estão fazendo um café com mais qualidade. Debates como os que certamente vão acontecer aqui são muito importantes para que tenhamos o melhor café do mundo”, finalizou.
    O presidente da Epamig, Antônio Lima Bandeira, falou também em nome das instituições organizadoras do simpósio. Segundo ele, todas estão comprometidas com a causa do agronegócio café. “Todas essas instituições sempre realizaram a sua missão com total dedicação, total compromisso. Em nome delas, agradeço a confiança do Consórcio Pesquisa Café que nos deu a honra de organizarmos este simpósio.”
    A conferência oficial de abertura do evento discorreu sobre “Articulação em redes de pesquisa e novas fronteiras do conhecimento” e foi proferida pelo professor associado da Fundação Dom Cabral (FDC) e coordenador do Núcleo de Gestão em Agronegócio da FDC, Alberto Duque Portugal.
    Ele iniciou sua fala destacando o modelo inovador do Consórcio Pesquisa Café, criado com uma visão à frente do seu tempo formando alianças estratégicas para enfrentar os desafios complexos na área de ciência e tecnologia, o que tem permitido à pesquisa em café acompanhar as mudanças da economia do conhecimento e da inovação.

O evento
    O objetivo do simpósio é divulgar e discutir os avanços conseguidos no desenvolvimento de conhecimentos, tecnologias e produtos em prol do agronegócio café e prospectar demandas de pesquisa futura. A programação conta com apresentação de seis palestras, cinco minicursos para atualização tecnológica, dez painéis de discussão de temas relevantes para a pesquisa, além de apresentação de trabalhos científicos e lançamento de livros.
    Estão presentes renomados pesquisadores e expoentes do agronegócio para a discussão de diversos temas de destaque na atualidade cafeeira. O evento já faz parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando foi realizado o primeiro evento pelo Consórcio Pesquisa Café.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia