Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_banner
980x150
Aeronáutica inspeciona estação de telecomunicações do aeroporto
02/09/2011, às 01:19:33

 

   Na semana de 30 de agosto a 02 de setembro de 2011, a Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA) realizou uma Inspeção na Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) pertencente ao Aeroporto Municipal Romeu Zema, na Cidade de Araxá/MG.
   A equipe de inspetores foi composta pelo Tenente-Coronel-Aviador Renato Pietroforte Carvalho (Inspetor-Chefe), SO BMT José Carlos de Freitas (Meteorologia); 1S BCT Neemias de Almeida Moura (Serviço de Tráfego Aéreo), 3S SAI Célio Augusto Trindade Castro (Informações Aeronáuticas) e 3S BCO Diego Araújo Esposito (Comunicação, Navegação e Vigilância).
   A equipe foi recebida pelo administrador do Aeroporto de Araxá, Fabiano Cota, que contou também com o apoio do Operador Encarregado da EPTA Araxá, Paulo Ernesto Heerdt da Silva. O objetivo principal da inspeção foi o de verificar se a EPTA Araxá está cumprindo as normas estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, através de uma verificação minuciosa dos requisitos regulamentares, garantindo assim, que a qualidade dos serviços prestados, bem como dos conceitos básicos do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional estejam sendo cumpridos.
   Segundo o Coronel Pietroforte, em 2009, o Brasil foi submetido a uma auditoria da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o que nos trouxe bons resultados, com 95% de conformidade nos requisitos auditados. Por conseqüência, o Comando da Aeronáutica, preocupado em manter e, até melhorar os índices de conformidade, estabeleceu planejamentos anuais de inspeção dos Provedores de Serviço de Navegação Aérea (PSNA), componentes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Sendo a EPTA Araxá integrante do SISCEAB, estabelecida por concessão do COMAER à Prefeitura Municipal de Araxá, e por estar localizada em um importante aeroporto, foi elencada como uma estação a ser inspecionada no ano de 2011. De antemão, a equipe de inspetores já identificou que a EPTA oferece ao usuário serviços de qualidade, o que não impede que seus mantenedores e a própria Prefeitura Municipal de Araxá continuem investindo em ações que visem à implantação dos Sistemas de Gestão da Qualidade e de Segurança Operacional no âmbito do PSNA.

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia