Menu
Digite pelo menos 2 caracteres!
Somente em julho deste ano, foram registrados em Minas Gerais quatro acidentes com trabalhadores rurais envolvendo a rede elétrica, em decorrência de manobras inadequadas com o maquinário nas áreas próximas aos cabos de energia. Os dados são da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.
Segundo a Empresa, os números assustam, uma vez que, em sete anos (de 2003 a 2010), foram registrados no Estado cinco acidentes com trabalhadores rurais envolvendo máquinas agrícolas.
Um dos fatores que têm contribuído para a ocorrência de acidentes é o fato de os agricultores se arriscarem ao tentar passar com máquinas de grande porte sob a rede elétrica. De acordo com o gerente de Segurança do Trabalho, Saúde e Bem-Estar da Cemig, João José Magalhães Soares, com a modernização do sistema de colheita, visando o aumento da produtividade, as máquinas estão ficando maiores.
O gerente alerta que “nesse novo cenário, ao manusear esses equipamentos deve-se redobrar a atenção para evitar os acidentes elétricos, que podem ser fatais”. E complementa: “seguir orientações simples que alertam para a segurança, previne acidentes e garante um bom desempenho da colheita”.
Para evitar os riscos de acidentes nas lavouras e proporcionar segurança aos trabalhadores rurais, a Cemig orienta:
- antes de iniciar os trabalhos com máquinas agrícolas, observe com atenção se a altura da máquina ou equipamento ficará a uma distância segura da rede elétrica. Caso os fios da rede estejam próximos, não se aproxime ou toque neles;
- ao manusear as máquinas agrícolas, desvie dos estais (cabos de aço que prendem os postes ao chão). Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados ou mudados de lugar;
- ao manobrar veículos ou equipamentos, carga e descarga de caminhões, mantenha a distância mínima de cinco metros de qualquer tipo de estrutura elétrica e três metros do cabo condutor;
- nunca estacione máquinas agrícolas debaixo da rede elétrica;
- se durante alguma manobra observar cabos ou condutores de energia rompidos, caídos ao solo, ligue imediatamente para o Fale com a Cemig – telefone 116.