A Vigilância Sanitária de Uberaba notificou o Centro de Vacinação de Araxá, situado na rua Calimério Guimarães, após uma visita de inspeção. A secretária interina de Saúde, Patrícia Auxiliadora da Silva, informa que apesar dos trinta dias dados pela vigilância para que o centro seja adequado, existe um esforço para que reabra já nesta sexta-feira, 3. Enquanto isso não ocorre, o serviço de vacinação está sendo prestado nas quatro Unidades Integradas de Saúde (Unis).
Após a vistoria no Centro de Vacinação e também na unidade de atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a Vigilância Sanitária em um auto-termo determina várias adequações na estrutura física dos dois prédios. “O que entra na questão da humanização, com acolhimento. Nós temos que dar condição para o servidor trabalhar e também de atendimento para o cidadão. Como eu vou fazer um bom acolhimento, se a estrutura não está adequada? Como cobrar o trabalho do servidor, se a estrutura não está oferecendo isto?”, questiona a secretária.
Segundo ela, o atendimento humanizado e com acolhimento é uma meta que buscará enquanto estiver à frente da pasta. “Eu passarei em todos os setores para ver como está essa estrutura de atendimento e poder oferecer essa melhoria para a cidade, onde for preciso”, afirma Patrícia.
Vigilância Epidemiológica
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Araxá, a biomédica Marcela de Castro Fonseca, afirma que o centro precisa passar por uma reforma predial e esta solicitação já tinha sido feita anteriormente pelo serviço. “Agora a gente conseguiu que fosse fechado pelo menos por uma semana para que a reforma fosse feita”, diz. Marcela acrescenta que apesar da necessidade de adequações, as vacinas estão acondicionadas de forma adequada e o transporte delas é feito através da Gerência Regional de Saúde para Araxá e, quando necessário, pelo município para as unidades de saúde locais.
Marcela esclarece que a inadequação é relativa às condições de trabalho dos servidores e à disposição de salas de vacinas internas. “Tínhamos também um problema para receber o cidadão de forma adequada por causa do espaço pequeno, tudo vai ser revisto. O centro funciona lá há um tempo e já era uma medida que precisávamos tomar, vamos verificar tudo, como geladeiras, arcondicionados, limpeza de todo o prédio e pintura”, informa.
Para ela, essa ação da Vigilância Sanitária é como uma medida educativa e trará melhorias tanto para o trabalho do servidor, quanto para o cidadão que procura o serviço. “A Vigilância de Uberaba visita as unidades de saúde para fazer inspeções e verificar o que não está funcionando de forma adequada. O nosso centro não foi interditado e sim notificado devido à falta de estrutura física adequada.”
A biomédica destaca que as vacinas continuam sendo recebidas da GRS e distribuídas para todo o município. “Os nossos imunológicos (vacinas) estão sendo distribuídos de forma normal. A população não precisa se alarmar, todas as pessoas vão continuar a ser vacinadas tanto nas campanhas, quanto na rotina. Estamos encerrando agora a campanha da gripe que começou em abril e já temos as metas atingidas, apesar das dificuldades. Estamos acabando de cumprir com o grupo gestante que é prioritário e está dando trabalho no Brasil inteiro, já fizemos medidas de intervenção que é procurar os obstetras, conversar nas salas de espera dos PSFs e incentivar a vacinação, contando que o bebê vai estar protegido até os seis meses de vida, além dela se proteger.”