Em um importante passo para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama, a Unimed Araxá anunciou a doação de 60 mamografias para a Associação do Amor e a Ampara. A iniciativa faz parte da programação especial do Outubro Rosa. Além da doação, a cooperativa médica irá isentar a taxa de coparticipação do exame de mamografia para todas as suas beneficiárias, medida que valerá de outubro a dezembro e visa incentivar a rotina de prevenção.
O oncologista clínico e responsável técnico pelo Centro Oncológico da Unimed Araxá, Dr. Gabriel de Oliveira Simões, enfatiza que a detecção precoce é um fator determinante para o sucesso no tratamento da doença.
“O câncer de mama é o mais incidente no Brasil entre as mulheres, quando se excluem os de pele não melanoma. São estimados cerca de 73,5 mil novos casos para 2025,” explica o Dr. Gabriel.
Segundo o especialista, a mamografia é a principal ferramenta de rastreamento e um exame fundamental. “Quando diagnosticado em estágios iniciais, o câncer de mama pode ter taxas de cura superiores a 90%. A realização regular da mamografia a partir dos 40 anos é essencial para aumentar drasticamente as chances de sucesso do tratamento”, reforça o oncologista.
Em alguns casos específicos, exames complementares como a ultrassonografia e a ressonância magnética das mamas podem ser recomendados. “As mulheres que se submetem ao rastreamento adequado ampliam de forma significativa a chance de diagnóstico precoce e, consequentemente, de cura”, finaliza o médico.




































