Passo a passo
O prefeito Robson Magela disse durante a campanha que existe a intenção de revitalizar todas as avenidas que contornam a cidade que incluem João Paulo II, Dâmaso Drummond, Wilson Borges até a José Honorato (Ecológica) com implantação de ciclovia e plantio de árvores de 5m em 5m, porém o projeto está orçado em R$ 26 milhões. Por que não começar pela av. João Paulo II que continua deserta embora a sua crescente importância viária com implantação de vários órgãos públicos, empresas e estabelecimentos comerciais, residências nos bairros adjacentes? A avenida interliga os acessos ao Complexo do Barreiro, saída para o anel viário, bairros do setor Norte e especialmente ao Centro, onde está cada vez mais estrangulada. Nos horários de rush, o cruzamento pela rotatória das avenidas Amazonas e Vereador João Sena exige tempo ao condutor.
Pontos críticos
O aumento do número de automóveis na cidade esbarra-se na falta de planejamento especializado e global para o trânsito de Araxá que chega a parar em determinados horários como na av. Antônio Carlos e entorno da igreja matriz, Centro. Esse estrangulamento que acontece hoje poderia ter sido evitado há mais de 20 anos quando da elaboração do Plano Diretor de 2002 com a proposta de algumas desapropriações para duplicação da rua Carvalho Lopes que é paralela à avenida rejeitada à época pela Câmara Municipal. Outras interferências que acontecem sem embasamento técnico corrigem um ponto e desalinham outros.
Rumores
A prefeitura recentemente fez um levantamento na rodoviária e os rumores são de que pertencerá à nova Secretaria de Turismo que será criada a partir da próxima gestão municipal. O que leva a pensar que haverá uma reforma administrativa com algumas mudanças no início do próximo governo, o que é salutar para oxigenar a máquina pública e corrigir erros. Assim como a proposta de dar magnitude à atividade turística que pode sim de fato ser muito mais importante para a economia da cidade exige profissionalismo e conexão com áreas afins como a cultural que nesta gestão trabalham mais desassociadas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo pretende ser muita coisa e pulveriza suas ações que perdem um maior direcionamento. Os micro e pequenos empresários da cidade não têm apoio direto da prefeitura a não ser através de parcerias com entidades que nem sempre se preocupam com a ponta e sabem das suas reais demandas.
Obras estruturantes
Antes mesmo de começar o novo governo, o prefeito Robson Magela anuncia a execução de obras estruturantes importantíssimas e que por desafiarem administrações e serem de alto custo são postergadas por anos. Uma delas é a continuidade da av. Rosalvo Santos com o saneamento do córrego Grande num trecho de 800 metros margeando a rua Pará. Outra é a construção do hospital municipal porque é preciso avançar na oferta da média e alta complexidade como polo microrregional de saúde.
Arborizar Araxá
O vereador Raphael Rios está firmando parcerias para honrar o compromisso feito na sua campanha à reeleição do plantio de uma árvore na cidade para cada voto na próxima legislatura, no total foram 2.959. Como a comunidade abraçou o projeto Raízes do Futuro, Raphael já está articulando parcerias para garantir a execução do programa de arborização que propõe implantar, gerir e conservar as áreas verdes já existentes, além de ampliar a cobertura vegetal em toda a cidade. Recentemente, ele visitou a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) para conhecer o projeto Guardiões da Semente idealizado por Ione Guimarães (foto). “Quando eu fiz esse compromisso na campanha não sabia quantos votos eu teria, nem como executaria o projeto, mas Deus é tão bom que já direcionou muitas conversas e muitas portas estão se abrindo”, diz.