Minas Gerais

Plataforma Minasplay lança Mostra Queijo Minas Artesanal – Patrimônio da Humanidade, com filmes e séries gratuitos

publicidade

O queijo entra no cardápio da Minasplay. Declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, a iguaria mineira é a protagonista da plataforma de streaming.

O serviço de vídeo sob demanda gratuito estreia a Mostra Queijo Minas Artesanal – Patrimônio da Humanidade, trazendo filmes e séries que abordam a iguaria que conquistou os mineiros e o mundo.

Nessa seleção, destaque para o documentário que integrou o dossiê enviado à Unesco e obra de Helvécio Ratton. O acesso é gratuito e pode ser feito pelo site minasplay.com ou pelo app no Google Play e App Store.

O documentário Especial Rede Minas – Queijo Minas Artesanal integrou o dossiê entregue à comissão de avaliação das Nações Unidas.

Produzido pela Rede Minas em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), mostra toda a cadeia produtiva, desde a tradicional produção do leite no interior até os prêmios internacionais conquistados.

A equipe da emissora visitou as regiões produtoras de Minas Gerais e registrou a força econômica, a rotina dos produtores e o afeto que o Queijo Minas Artesanal.

Leia Também:  Norma do TSE sobre concurso prevê reserva de vagas para pessoas indígenas, negras e com deficiência

O mineiro e o queijo, de Helvécio Ratton, participa da mostra. O filme aborda a restrição de circulação da iguaria no Brasil devido à legislação vigente no país há poucos anos. Com uma narrativa política e poética, a obra mostra a situação dos produtores do Serro, Canastra e Alto Paranaíba e as dificuldades que enfrentavam.

O catálogo ainda traz O quê do queijo, de Paulo Henrique Rocha. Produzido em 11 municípios que compõem a microrregião do Serro, apresenta as técnicas artesanais de feitura, os saberes envolvidos na sua produção e as tradições.

Tem, também, os filmes Tempero daqui, de Júnia Teixeira e Marcus Faria Franco; e Canastra, o queijo de ouro, de Guilherme Reis e as séries Queijo artesanal – sabores e saberes mineiros e Cozinha Mineira Patrimônio, do Instituto Periférico.

Queijo: patrimônio da humanidade

A Unesco declarou os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (4/12), durante a 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em Assunção, no Paraguai.

Leia Também:  Onda de calor e baixos índices de umidade relativa do ar representam risco à saúde de idosos e crianças

O registro fez o país saltar de seis para sete bens imateriais e marca a entrada de Minas Gerais nessa lista das Nações Unidas.

A Mostra Queijo Minas Artesanal – Patrimônio da Humanidade está disponível para todo o Brasil na plataforma de streaming Minasplay até o dia 12/12.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade