O 37º Batalhão da Polícia Militar (37º BPM) comemorou na manhã desta sexta-feira, 3, os 236 anos da Polícia Militar (PM) de Minas Gerais (MG). Na cidade o aniversário da instituição, oficialmente celebrado no dia 9 de junho, foi marcado por uma solenidade que contou com honrarias, homenagens e a apresentação de 34 novos policiais recentemente integrados à corporação.
A banda militar apresentou-se na abertura do evento. Depois, as diferentes companhias desfilaram. Após a apresentação dos novos militares, os que passaram para a reserva, chamados “reformados” foram agraciados com um certificado. “Hoje é o Dia do Reformado e é uma data muito importante porque marca o reconhecimento àqueles que fizeram a história da Polícia Militar nesses 236 anos”, diz o comandante do 37º BPM tenente coronel Moisés Ricardo Pinto.
Também empresários e representantes de instituições que trabalham em parceria com a PM, chamados parceiros beneméritos, foram homenageados. Ao todo, 40 pessoas receberam certificados.
Na ocasião 20 militares receberam medalhas de mérito profissional. 18 foram agraciados com medalhas de bronze que representam dez anos de serviços prestados sem punições. E dois com medalhas de prata que significam vinte anos de serviços sem punições.
Segundo o comandante, a antecipação das comemorações na cidade ocorreu para que o calendário de todo o Estado fosse ajustado e não houvesse solenidades oficiais no mesmo dia. “Ao longo da semana são realizados vários eventos em todo o Estado e principalmente em Belo Horizonte. No interior, fazemos algumas solenidades, mas a solenidade maior fica a cargo da Região, onde militares são premiados com medalhas de alto grau, como a Alferes Tiradentes”, explica. A celebração regional do aniversário da PM será em Uberaba na quinta-feira, 9.