O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, visitou, nesta segunda-feira (5/2), as obras de reforma do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, maior edificação de 1ª instância de Minas Gerais. As obras se iniciaram há seis meses e devem ser concluídas em janeiro de 2026.
Inaugurado em 1980, o icônico prédio do Fórum Lafayette ocupa uma área construída de 43,2 mil metros quadrados e está instalado no Barro Preto, em Belo Horizonte. A reforma tem como objetivo a revitalização do espaço, com novo layout para varas, celas, salões de júris, instalações hidráulicas, iluminação em LED, substituição completa de pisos e forros, novas instalações elétricas e de telecomunicações e sistema de ar-condicionado central.
A reforma também prevê a revitalização da fachada, gradil, passeios, melhoria do espaço de convivência no pátio central do prédio e na galeria de arte; novo acesso de réus encarcerados; instalação de nova guarita; novas saídas de emergência; controle de acesso setorizado e acréscimo de pontos de circuito fechado de TV.
Após a inauguração, funcionarão no local quatro Tribunais do Júri, 48 varas, sendo 12 Varas de Família, 11 Varas Criminais, quatro Varas Criminais especializadas na Lei Maria da Penha, cinco Varas de Tóxicos, quatro Varas de Sucessões, duas Varas da Infância e da Juventude, uma Vara de Execuções Penais, uma Vara de Inquéritos Policiais, uma Vara de Precatórios Criminais, uma Vara Agrária, uma Vara de Registros Públicos, um Juizado Criminal, além de um Centro de Reconhecimento de Paternidade, Setor Psicossocial, Setores de Apoio Administrativo e Operacional e Central de Perícias Médicas.
Capela
O presidente José Arthur Filho ficou muito impressionado com a rapidez das obras, que se iniciaram em julho do ano passado. “Fica evidente que a reforma será muito positiva. Tudo vai ficar bem melhor com as novas instalações e novas tecnologias que trarão mais conforto para magistrados, servidores e ao jurisdicionado. Belo Horizonte é a maior comarca de Minas Gerais e merece instalações modernas”, observou.
Ao visitar o pátio central do Fórum Lafayette, o presidente se deparou uma placa alusiva à inauguração de uma capela em 1986, época em que seu pai, o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira, era corregedor-geral de justiça de Minas Gerais. “Ele solicitou a construção da capela para amenizar o pesado ambiente forense, em função de tantos litígios, e assim foi feito. Meses depois ele assumiria a presidência da Corte Mineira”, disse o presidente José Arthur Filho.
Cronograma em dia
O corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, também se impressionou com o andamento das obras. “Muito já foi feito neste período de seis meses e vamos continuar trabalhando com muita calma e cautela para que tenhamos uma edificação à altura da Comarca de Belo Horizonte. O TJMG presta um serviço de qualidade ao jurisdicionado que terá um Fórum Lafayette bem mais moderno e funcional”, afirmou.
O superintendente de Obras do TJMG, desembargador Estevão Lucchesi, salientou que a obra traz muitas expectativas a magistrados e servidores. “Estamos com o nosso cronograma em dia e aguardamos com ansiedade pela inauguração, prevista para janeiro de 2026. Teremos instalações adequadas, atualizadas e confortáveis, que facilitam a vida de quem frequenta o fórum. Temos que resgatar a boa convivência entre todos”, ressaltou o desembargador.
O superintendente administrativo adjunto de Governança do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, que também participou da visita, relembrou o ano de 1996, quando deixou o interior e passou a atuar como juiz na Comarca de Belo Horizonte, justamente no prédio do Fórum Lafayette. Em 2007 ele foi promovido a desembargador. “Quero parabenizar o presidente José Arthur Filho e toda a Direção do TJMG pela iniciativa. Esta é uma obra que trará muitos benefícios ao jurisdicionado de Belo Horizonte”, disse.
Estrutura
O juiz auxiliar da Presidência do TJMG, João Luiz Nascimento de Oliveira, ressaltou que as impressões quanto às obras do novo Fórum Lafayette foram as melhores. “Trabalhei como magistrado neste prédio e é muito gratificante saber que teremos um fórum muito melhor. Trabalhar em um local com mais conforto ajuda o desenvolvimento de um trabalho voltado para a sociedade”, observou o magistrado.
O diretor do Foro de Belo Horizonte, juiz Sérgio Henrique Fernandes, afirmou que é muito importante ver o Fórum Lafayette, edificação emblemática da cidade, passando por uma ampla reforma. “O prédio sempre teve uma ótima estrutura e vai ficar bem melhor para magistrados, servidores e para todos que aqui frequentam”, salientou.
O diretor de Engenharia e Gestão Predial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Marcelo Junqueira, também participou da visita da comitiva.
Veja o álbum com mais imagens da visita às obras do Fórum Lafayette.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG