A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgará em maio próximo a primeira relação das cidades candidatas a receberem o título de Centro de Treinamento de Seleção (CTS) na Copa de 2014. O Comitê Organizador da Fifa recebeu 185 inscrições, de 145 cidades de 22 Estados do país. Como alguns municípios apresentaram mais de uma estrutura, dentre eles Araxá, o total de candidaturas a CTS em Minas Gerais se eleva a 30, sendo oito somente em Belo Horizonte.
O fato de uma inscrição ter sido aceita na primeira fase não significa que o local já tenha sido escolhido pelo Comitê Organizador, já que a entidade vai fazer uma nova seleção das cidades que atenderem os requisitos básicos.
O CTS é o local escolhido por uma seleção para treinamento, 20 dias antes do início da Copa. O centro deve disponibilizar estruturas encarregadas de recepcionar e hospedar as equipes participantes do torneio, jornalistas e torcedores. Para ser candidata, a cidade deve atender vários pré-requisitos. No caderno de encargos para a realização da Copa do Mundo, a Fifa impõe condições específicas para que uma cidade receba as seleções. Algumas são óbvias, como rede hoteleira decente e campos de treino com bom gramado e estrutura de vestiário padrão internacional. Cumpridas as exigências, as cidades escolhidas farão parte de um Catálogo Oficial de Centros de Treinamento de Seleções que será disponibilizado pela Fifa para que as equipes façam suas opções.
A previsão é de que a federação divulgue a primeira relação de CTS até o final de maio, compondo assim o chamado Catálogo Oficial do Centro de Treinamento. Nessa primeira triagem, serão aprovados, no mínimo, 64 locais, mas o objetivo é criar 90 opções de candidatas. A seleção dos CTS será baseada em critérios estritos. Com relação ao setor hoteleiro, por exemplo, o hotel deve ter disponibilidade de, no mínimo, 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor (considerando o clima na região, nos meses de junho e julho).