A segunda votação da proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) nº 12/2024 que aumenta de 15 para 17 o número de vereadores no Poder Legislativo de Araxá está prevista para acontecer na reunião ordinária do dia 10 de dezembro. Aprovada em primeiro turno de votação por 11 votos a 2 no último dia 19, a proposta deve ser novamente apreciada após um interstício de 10 dias úteis.
O projeto de emenda à LOM assinado por 12 dos 15 atuais vereadores é uma iniciativa do Evaldo Juvenal da Silva (Evaldo do Ferrocarril) e do Luiz Carlos Bittencourt, tendo como coautores Pastor Moacir, Dirley da Escolinha, Leni Nobre, João Bosco Júnior, Maristela Dutra, Raphael Rios, Fernanda Castelha, Valter José da Silva, Wagner Cruz e Alexandre Carneiro de Paula. Os dois vereadores que não assinaram a proposta e votaram contra no primeiro turno foram João Veras e Omara Paolinelli. Já Dr. Zidane não assinou a proposta e estava ausente da reunião no dia da votação.
Evaldo explica em entrevista ao Clarim.Net porque decidiu apresentar a proposta e defende que os atuais vereadores têm essa prerrogativa enquanto estivem cumprindo o atual mandato que encerra-se dia 31/12/2024.
O vereador João Veras explica também em entrevista ao Clarim.Net porque não é a favor da proposta de aumentar o número de vereadores em Araxá.
A vereadora Omara não assinou a proposta de emenda à LOM, assim como votou contra a mudança de 15 para 17 vereadores no primeiro turno de votação. Ela explica o seu posicionamento em entrevista ao Clarim.Net.