O ato que criou a Companhia de Polícia Feminina foi assinado em 29 de maio de 1981, pelo então governador Francelino Pereira dos Santos, quando a PM mineira era comandada pelo coronel Jair Cançado Coutinho. Pouco tempo depois, em 1º de setembro de 1981, a primeira turma de formação de sargentos femininos da PMMG foi iniciada.
Na época, 2,4 mil candidatas inscreveram-se ao concurso público que selecionou 120 para participar do curso. A formatura aconteceu em 2 de abril de 1982 e culminou com a graduação de 112 policiais. Pelo compromisso e pela dedicação, essas profissionais conquistaram a credibilidade e o respeito dos colegas de trabalho e da comunidade.
No decorrer deste mês, as comemorações acontecem em todo o Estado de Minas Gerais com o objetivo de reconhecer o trabalho da mulher na Polícia Militar mineira. Além de reforçar o papel dessas profissionais no processo de constante renovação e crescimento da PM, em seu empenho por tornar o mundo um lugar melhor para se viver. O tema dos eventos de aniversário é “30 anos da mulher na PMMG, o olhar feminino no fortalecimento da cidadania”.
“A Polícia Militar mineira e toda a população têm muito a comemorar, pois além de mães, esposas e filhas, as policiais femininas são construtoras da cidadania e da paz social. A elas, o nosso respeito e admiração.”