A Unimed Araxá doou 60 exames de mamografia para mulheres em vulnerabilidade social através de três entidades de apoio a pacientes com câncer para ser feitas durante este mês. A ação integra as atividades propostas pela operadora de planos de saúde durante o Outubro Rosa.
As associações do Câncer, do Amor e Ampara receberam cada uma 20 exames para destinar às mulheres assistidas. “Este é o terceiro ano consecutivo que somos agraciados com esta doação. Nós que trabalhamos com as pessoas em tratamento sabemos o quanto é essencial o diagnóstico precoce. Distribuiremos essas mamografias entre os membros das famílias atendidas pela associação”, diz a presidente da Associação do Amor Lucia Helena Aparecida.
As ações da Unimed Araxá em comemoração ao Outubro Rosa foram anunciadas durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira,16, na sede da cooperativa. A diretoria formada pelos médicos Rubens Assunção de Oliveira, Ângelo Sérgio Bittencourt e Yvely Bernardete Yunes Akel, além de médicos cooperados e representantes das entidades beneficiadas participaram do evento.
O diretor Rubens explica que a ação faz parte do papel social da Unimed de abrir as portas desse serviço a quem mais precisa através da campanha Outubro Rosa, “com o respaldo de entidades que entendem muito sobre essa realidade”.
A diretoria também anunciou aos jornalistas presentes que a Unimed Araxá faz neste período de campanha um ciclo de palestras de conscientização e incentivando beneficiárias a também realizarem o exame de mamografia. “Neste período, teremos a isenção da taxa de coparticipação para beneficiárias Unimed Araxá neste serviço”. A diretora Ively destaca a importância das iniciativas que visam à prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
O diretor Angelo explica que em outubro são intensificadas as informações quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Ele acrescenta que ascampanhas Outubro Rosa e também Novembro Azul no próximo mês promovem o diagnóstico precoce com informações de qualidade para o público alvo.
O médico oncologista clínico e responsável técnico pelo Centro Oncológico da Unimed Araxá, Gabriel de Oliveira Simões, explica que o Outubro Rosa é uma ação mundial que visa aumentar a conscientização e prevenção do câncer de mama. Segundo ele, no Brasil uma em cada oito mulheres está sob o risco de ter essa doença ao longo da vida. “As chances de cura do câncer de mama são maiores se fizer o diagnóstico precoce. Posto isso, no mês de outubro orienta-se que a mulher relembre a importância da realização de mamografias a partir dos 40 anos anualmente”, diz.
A gerente do espaço Viver Bem da Unimed, Cléria Grabowski, destaca que todas as conveniadas estão isentas da taxa de coparticipação nas mamografias realizadas até dezembro próximo.