Vitória
O deputado estadual Bosco acompanhou a comitiva araxaense em visita ao Ministério da Educação (Mec) com o documento de doação em definitivo do Expominas Araxá que inclui os galpões (20 mil m²) e a área não edificada num total de 150 mil m² do trevo de acesso ao Barreiro margeando o lado esquerdo da av. Geraldo Porfírio obtido junto à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) exclusivamente para a implantação do campus da UFTM na cidade. Bosco espera divulgar em breve outras conquistas junto ao governador Romeu Zema como o início das obras de revitalização no Complexo do Barreiro e a retomada das obras realizadas nas avenidas estaduais (Geraldo Porfírio e Comboio) que depois serão municipalizadas com a já aprovação da ALMG.
Destaque
A Bem Brasil que de forma pioneira possui unidades para a fabricação de batatas pré-fritas congeladas em Araxá e Perdizes destaca-se nacionalmente ao alcançar o 5º lugar na categoria Alimentos e Bebidas de um dos mais importantes prêmios de negócios do país, o Melhores e Maiores da Revista Exame. A empresa que gera cerca de 1,2 mil empregos diretos e mais de 4 mil indiretos na região contribuiu para consolidá-la como importante polo de produção de batatas que estendeu-se para outras culturas tornando-a ainda mais forte no agronegócio.
Coletividade
A Câmara Municipal através de requerimento do vereador Raphael Rios reconheceu a Associação Araxaense de Engenharia e Desenvolvimento (Assend) como de utilidade pública. A associação foi criada em 2016 por um grupo de amigos engenheiros com o interesse social de ajudar ao próximo, além de contribuírem entre si no crescimento técnico/profissional. A Assend que não possui fins lucrativos apoia projetos e eventos que buscam oferecer melhores condições de vida à comunidade carente, facilitando o acesso a serviços técnicos de engenharia. “É o reconhecimento de que uma entidade civil presta serviços de acordo com o seu objetivo social de interesse para toda a coletividade”, destaca o vereador.
Crise financeira
“Só quem está à frente de prefeituras sabe a realidade vivenciada para manter os serviços para a população”, afirma o prefeito Robson Magela. Ele participou da Mobilização Municipalista que reuniu mais de 3 mil prefeitos em Brasília neste mês. Eles foram buscar soluções e recursos junto ao governo federal para a crise financeira que assola as cidades brasileiras, especialmente sobre o cenário de queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O movimento abriu a discussão sobre os impactos do excesso de obrigações repassadas aos municípios ao longo dos anos. É salutar rever esse pacto de recursos retidos na União que depois são repassados em parte aos Estados e municípios que na ponta são os que mais sofrem com a falta destes para atender o básico.
Fechamento
O secretário municipal de Fazenda, Arnildo Morais, a pedido das vereadoras Fernanda Castelha e Leni Nobre, esclareceu dúvidas sobre a arrecadação municipal e a sua evolução nos últimos três anos. O secretário demonstrou que a Receita Corrente Líquida (RCC) foi 1,4% menor este ano em relação a janeiro até agosto de 2022, o que levou ao decreto de contingenciamento das despesas publicado em 30 de agosto, depois que várias medidas já tinham sido tomadas. Segundo ele, a receita efetivada deve ser R$ 65 milhões menor do que a projetada para 2023, daí a necessidade de revisar as despesas para buscar o equilíbrio financeiro até dezembro próximo.
Ana Paula Machado